A indisciplina no espaço escolar nos anos finais do ensino fundamental
Resumo
Resumo : Já há algumas décadas o problema da indisciplina por parte do alunado tem aumentado significativamente nas escolas, tanto nas públicas quanto nas particulares, desenvolvendo com isso, uma série de impasses sendo que o maior deles é o chamado obstáculo pedagógico, ou seja, há uma dificuldade visível na sala de aula, na relação professor-aluno. Com isso, o processo ensino-aprendizagem vem demonstrando fragilidade, com resultados desfavoráveis e mais ainda, alguns professores cansados e desanimados diante a falta de respeito, falta de disciplina, insolência, bullying. Os educadores, sem saber ao certo como lidar com a situação e na maioria das vezes, culpando apenas o aluno pela indisciplina. As queixas dos professores são muitas, dentre elas a falta do acompanhamento familiar e apoio educativo para refrear esse tipo de situação. No entanto, alguns pesquisadores, afirmam que a indisciplina também está atrelada, dentre outras coisas, à falta de planejamento pedagógico da escola, uma vez que se faz necessária a intervenção do Coordenador Pedagógico, juntamente com os professores, família, alunos e alguns segmentos sociais envolvidos com a escola. Com a participação de todos pode-se desenvolver uma série de ações voltadas à reflexão e ampliação do diálogo para sanar ou melhorar a qualidade do ensino na escola. A partir destas premissas, esta pesquisa de cunho bibliográfico, intenciona conhecer os conceitos e teorias relacionadas à indisciplina e também as sugestões apresentadas pelos estudiosos do assunto, no que diz respeito a um novo olhar para os alunos indisciplinados, problema este que tanto aflige o ambiente escolar.
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- Coordenação Pedagógica [455]