dc.contributor.advisor | Bencostta, Marcus Levy, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.author | Fuckner, Cleusa Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T18:45:00Z | |
dc.date.available | 2022-08-08T18:45:00Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46520 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcus Levy Albino Bencostta | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 07/12/2009 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : f. 302-313 | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo norteador deste estudo foi constituir aspectos da trajetória histórica do Lar Escola Dr.Leocádio José Correia, no período entre 1963 e 2003. A escola, fundada na cidade de Curitiba, pelo professor e médium Maury Rodrigues da Cruz, é vinculada à SBEE (Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas), uma Instituição filantrópica e beneficente cujo objetivo é estudar as manifestações espíritas, divulgar os princípios da Doutrina dos Espíritos e proporcionar assistência social às famílias carentes. Através de doações da comunidade foi construída a sede atual, ampla e com espaços diferenciados para a educação infantil. Ao longo de sua trajetória, a escola passou por práticas diferenciadas, atendendo meninos órfãos, alunos de educação especial e ensino fundamental. A partir de 1998 a escola centralizou seu trabalho na Educação Infantil. Desde o início das atividades desenvolvidas por essa Instituição, o objetivo maior, segundo o seu estatuto, foi o de "educar para a liberdade consciente". Atualmente a Instituição é também a mantenedora da Faculdade Dr. Leocádio José Correia, que desenvolve entre outros, os cursos de Administração de Empresas, Pedagogia e Teologia Espírita, objetivando formar profissionais na área educacional tendo como referencial a doutrina espírita. Este trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, intitulada: Espiritismo e Educação: uma construção histórica; a proposta é analisar antecedentes do pensamento educacional espírita, bem como as obras didáticas de Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec), intelectual da educação francesa e depois autor das obras de codificação da doutrina espírita. Investigamos também na primeira parte da tese o espiritismo no seu processo histórico de consolidação e a relação com a educação, compreendendo o movimento espírita na cidade de Curitiba. Na segunda parte, intitulada: "Da Teoria à Vivência", procuramos compreender a figura de Leocádio José Correia, o patrono e mentor intelectual da Instituição a partir da sua ação enquanto Inspetor Paroquial das Escolas de Paranaguá no período de 1885-1886, bem como a permanência de suas ideias na Instituição que hoje leva seu nome. Trabalhamos com as fontes escritas e orais da Instituição estudada no sentido de construir uma análise fundamentada nas fontes da trajetória da escola como proposta e prática de uma educação espírita, a partir da categoria cultura escolar. Este trabalho se fundamentou na História Cultural enquanto olhar investigativo de uma determinada realidade e concepção de mundo. Refletimos nosso objeto a partir da fundamentação de Pesavento, Chartier e autores da História Cultural que nos ajudaram a compreender as fontes constituídas pelo arquivo da escola, da SBEE, além das fontes da Igreja e da imprensa. Palavras Chaves: Instituição Espírita, Educação, História, Memória. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The guiding principle of this study was to constitute aspects of the historical trajectory of Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, concerning the period between 1963 and 2003. The school started up in the city of Curitiba, by professor and medium Maury Rodrigues da Cruz, and it is entailed to SBEE (Brazilian Society of Spiritist Studies), a philanthropic and charitable institution which main objective is studying spiritist manifestations, spreading the principles of Spiritist Doctrine and providing social assistance to poor families. Through donations from the community, it was built the current office, a wide area and differentiated sites dedicated to child education. Throughout its course, the school had been through distinguished practices, assisting orphans and special education students as well as elementary school children. From 1998 on, the school centralized its work in early childhood education. Since the beginning of the developed activities from this institution, its ultimate goal, according to its statute, was "to educate for freedom of consciousness". Presently, the establishment also maintains the Dr. Leocádio José Correia College, which develops, among other courses, Business Administration, Pedagogy and Spiritist Theology, assuring qualified professionals in the education field considering the Spiritist Doctrine as referential. This work is divided in two parts. The first part, entitled: "Spiritism and Education: a historical construction"; the proposition is to analyze precedents from the spiritist educational-oriented thinking, as well as textbooks from Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec), French education intellectual and furthermore author of Spiritist Doctrine Codification books. In addition, it was explored in the first part of the thesis the Spiritism in its historic process of consolidation and its correlation to education, containing the spiritist movement in Curitiba. The second part, entitled: "From Theory to Experience", it was sought to comprehend the figure of Leocádio José Correia, patron and intellectual mentor of this Institution as of a Parochial Inspector from Paranaguá Schools between the years of 1885 to1886, as well as the continuity of his ideas in the Institution which bears his name. It was used written and spoken sources from the Institution with the intention of building up a reasoned analysis using the school trajectory as proposition and practice of spiritist education. This work was substantiated by Cultural History as investigative approach of a particular reality and world conception. The aim was pondered on the grounds of Pesavento, Chartier and Cultural History authors that enlightened up the comprehension of the school archives, SBEE, press and church sources. Keywords: Spiritist Institution, Education, History, Memory. | pt_BR |
dc.format.extent | 334 f. : il. algumas color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Religião - Espiritismo - Brasil | pt_BR |
dc.title | Lar escola Dr. Leocádio José Correia : história de uma proposta de formação na perspectiva educacional espírita (1963-2003) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |