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    Estratificação de risco : o papel do gestor na educação continuada

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    R - E - MARIANA CAVALCANTI SIMOES.pdf (101.1Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Simões, Mariana Cavalcanti
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O aumento da violência urbana, a imprudência nas ruas e estradas, bem como o reflexo da má alimentação, de uma baixa qualidade de vida com diversos fatores estressores vêm aumentando a demanda de atendimento em todas as unidades de urgência e emergência do País. Em contrapartida, não houve, até o presente momento, um aumento proporcional das estruturas físicas, dos recursos humanos, nem dos materiais e equipamentos necessários para o atendimento correto de uma situação de urgência ou emergência. A proposta deste projeto técnico é auxiliar no processo de educação continuada dos envolvidos na estratificação de risco (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos, entre outros), melhorando e aprimorando a triagem dos pacientes que procuram um serviço de atendimento de urgência e emergência, baseado no Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco do Sistema Único de Saúde – SUS, minimizando, desta forma os atendimentos nãoemergenciais, bem como a superlotação das instituições de nível terciário. Os objetivos são: capacitar os envolvidos na estratificação de risco de um hospital terciário da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) de acordo com o Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco do Sistema Único de Saúde – SUS; e ministrar treinamentos, aos envolvidos na estratificação de risco, de acordo com protocolos; Os passos a serem seguidos serão: transcrição dos protocolos do Ministério da Saúde para a realizada verificada no município; Elaboração de um projeto técnico (em fase de análise); Aprovação do projeto técnico pela direção geral do hospital; Levantamento dos servidores envolvidos na estratificação de risco (equipe de enfermagem, médica, recepção, etc); Treinamento de forma multiprofissional de todos os envolvidos no acolhimento do paciente – Aplicação pré- e pós-teste; O gestor tem um importante papel quando o assunto é educação continuada, visto que, uma equipe bem treinada e conhecedora de protocolos, fortifica o elo saúde-usuário do sistema público, bem como, ajuda a melhorar o prognóstico do doente, antecipando-se aos acontecimentos e possíveis agravos à saúde.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/46490
    Collections
    • Gestão em saúde [218]

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