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dc.contributor.advisorMartins, Tomás Sparanopt_BR
dc.contributor.authorMoreno, Renata Bárbarapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-05T18:47:00Z
dc.date.available2017-05-05T18:47:00Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46252
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Tomas Sparano Martinspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 20/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f.212-224pt_BR
dc.description.abstractResumo: As empresas que desenvolvem continuamente a criação de valor não podem mais confiar em sua própria pesquisa e conhecimento e buscam utilizar fontes externas para sustentar o crescimento. Ao mesmo tempo, as pequenas e médias empresas da indústria alimentar brasileira estão envolvidas em um grande número de relações horizontais e verticais entre parceiros de negócios, que se estendem para além das relações diádicas. As empresas envolvidas em alianças estratégicas precisam desenvolver capacidades relacionais para gerenciar o relacionamento e conseguir aproveitar as informações que fluem na rede. O desenvolvimento da capacidade de network pode ser benéfica para as empresas que usam seus relacionamentos para acessar e transferir conhecimentos, bem como terceirizar alguns processos de produção. Embora a relação com os parceiros seja uma fonte importante de informações privilegiadas, não é suficiente para garantir um bom desempenho organizacional. O foco no mercado e suas demandas vem complementar as informações da rede e consequentemente tornar as organizações envolvidas em rede de alianças mais orientadas para o mercado. O conceito de orientação para o mercado enfatiza a habilidade da empresa em dirigir suas ações para o consumidores e concorrentes, agindo efetivamente em resposta aos eventos e tendências atuais e futuras do mercado. Por conseguinte, as empresas com algum grau de orientação para o mercado são capazes de se envolver em processos de inovação, e assim criar valor continuamente para seus consumidores. Diante deste quadro, este estudo teve como objetivo investigar o papel mediador da orientação de mercado entre a relação da capacidade de network e o desempenho organizacional. Foi realizado um levantamento em 111 empresas do setor de alimentos no sul e sudeste do Brasil e a técnica de regressão linear pelo método dos mínimos quadrados (PLS-SEM) foi utilizada para analisar o modelo proposto. Os resultados demostram que a capacidade de network não tem efeito direto no desempenho organizacional, mas quando mediada pela orientação para o mercado, o efeito se torna significativo. Este estudo contribui com a área de marketing, evidenciando os resultados do desenvolvimento da orientação para o mercado em empresas que desenvolvem suas redes de alianças em busca de um maior desempenho organizacional. Palavras-chave: orientação para o mercado, capacidade de network, desempenho de inovação, desempenho financeiro.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Companies developing continuously value creation can no longer rely on their own research and knowledge and are pursued to utilize outside sources to sustain growth. At the same time, small and medium enterprises from Brazilian food industry involve a large number of horizontal and vertical relationships between business partners that extend beyond dyadic relations. Firms involved in strategic alliances need to develop relational capabilities to manage the relationship and get a good position in the network. Network capability can be beneficial to companies that use its relationships to access and transfer knowledge, as well as outsourcing some production processes. Although the relationship with partners are an important source of privileges information, it is not enough to ensure a good performance. Focusing on market and its demands complement the network information and consequently make the organizations involved in network alliances more market-oriented. The concept of market orientation emphasize the ability of individual firms to generate data about customers and competitors to continuously sense and act on events and trends in current and prospective markets. In order, firms with some degree of marketing orientation are able to generate incremental and radical innovation, which contribute with financial performance. This study aimed to investigate the mediating role of market orientation between network capabilities and business performance relationship. A survey was carried out in 111 food-processing companies in southern Brazil and least squares linear regression technique (PLS-SEM) was used to analyze the influence of market-orientation between network capabilities and organizational performance. The results showed that network capabilities has no direct effect on business performance, but when market orientation mediates this relationship, these results are significant. This framework provides an explanation to how these strategic capabilities contribute to firm performance, either directly or indirectly. Keywords: market orientation, network capability, innovation performance, financial performance.pt_BR
dc.format.extent244 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectAdministração mercadológicapt_BR
dc.subjectAlimentos - Indústriapt_BR
dc.titleO efeito mediador da orientação para o mercado na relação entre a capacidade de network e o desempenho organizacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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