Estudo da experiência das pessoas com deficiência visual em restaurantes
Resumo
Resumo: O presente estudo aborda a experiência de pessoas com cegueira e baixa visão em restaurantes, no intuito de verificar problemas e possíveis melhorias para a satisfação desses clientes. Para melhor compreensão sobre o contexto, abrange uma revisão conceitual e histórica sobre o público, os paradigmas existentes e a importância de atividades de lazer e consumo para a população, mais especificadamente, para aqueles que têm uma deficiência. Após obter esse panorama, notou-se a necessidade de uma abordagem qualitativa que pudesse empoderar as vozes dos indivíduos envolvidos. Por isso, a pesquisa empregou as técnicas do Design Thinking para considerar a opinião e as vivências dos usuários para gerar subsídios para o planejamento, a criação e o teste de um protótipo. Assim, durante o processo, participaram 25 pessoas com deficiência visual, entre o piloto e a entrevista em profundidade, para se coletar relatos e depoimentos. A partir dessas informações, somadas às obtidas na pesquisa documental, as ideias foram pensadas e selecionadas para criar uma solução que pudesse ser aplicada a maior gama possível de restaurantes. Assim, chegou-se à criação de um protótipo do guia com orientações para funcionários e proprietários desses estabelecimentos. A proposta foi apresentada a instituições que atendem pessoas com deficiência visual, à Associação de Bares e Restaurantes do Paraná (ABRASEL-PR) e testada no restaurante Madero do Shopping Estação de Curitiba para viabilizar a elaboração do produto final. Palavras-chaves: deficiência visual, pessoa cega, pessoa com baixa visual, design thinking, inclusão social. Abstract: The present study addresses an experience of blind and low vision people in restaurants to verify problems and to improve the quality of customer's satisfaction. Towards a better understanding context, it encompasses a conceptual and historical review of the studied public, existing paradigms and the value of leisure and consumption activities to the population, but specifically, to those who has a disability. After this scenario, it was necessary to use a qualitative approach that could empower their voices. Therefore, the research used Design Thinking techniques to consider the opinion and experiences of users to generate subsidies for the planning, creation and testing of a prototype. During the process, 25 people with visual impairment participated, in the pilot and the in-depth interview, to collect reports and testimonies. From this information, along with those obtained in documentary research, the ideas were thought out and selected to create a solution that could be applied to the widest possible range of restaurants. Thus, a prototype of the guide was created with guidelines for employees and owners of these establishments. The proposal was presented to institutions that serve people with visual impairment, the Association of Bars and Restaurants of Paraná (ABRASEL-PR) and it was tested in the restaurant Madero in Curitiba to create a final product. Keywords: visual impairment, blind, low vision, design thinking, social inclusion.
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