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dc.contributor.advisorSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorPetronzelli, Vera Lúcia Lúciopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T18:00:35Z
dc.date.available2022-08-10T18:00:35Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45695
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 32-33;47-48;79-80;106-107pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa, de natureza conceitual e bibliográfica, procurou sistematizar o Campo da Literacia e seu desenvolvimento na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico/OCDE e, finalmente, sua expressão no Programa Internacional de Avaliação de Alunos/PISA, como parte integrante das Políticas Educacionais de Avaliação externa da escola. A pesquisa - Políticas de Avaliação da Educação Escolar Brasileira: ensaios dialéticos sobre a literacia matemática no PISA/OCDE - está interessada em estudar, descrever, compreender e avaliar os pressupostos ontológicos e epistemológicos do conceito de Literacia, como unidade da realidade objetiva. A dialética do lógico e do histórico, e, ao mesmo tempo, da parte e do todo, da concretude e da abstratividade, da unidade e da identidade, serão reveladas na sua totalidade no produto da materialidade - Políticas de Avaliação da Educação Escolarque será expresso por meio do conceito de Literacia Matemática no PISA/OCDE. O foco é conhecer a sua estrutura e dinâmica, ou ainda, o seu movimento externo (aparência) e interno (essência). As quatro unidades de estudo - ensaios dialéticos - representam, de forma ideal, este movimento. As avaliações externas da escola: o método dialético como forma de apreender o objeto de estudo - revela a aplicação do método marxista ao objeto de estudo, colocando-o à luz do Materialismo Histórico-Dialético. Categorias fundamentais e secundárias à análise do conceito de literacia e literacia matemática - exprime as determinações da existência das Avaliações Externas da Escola e sua expressão no conceito de literacia, apresentando sua gênese e desenvolvimento, assim como sua estrutura e funcionamento na organização atual das Políticas Educacionais de Avaliação expressas em programas internacionais de avaliação. A Literacia Matemática no PISA/OCDE e a Matemática Escolar: testagem padronizada e avaliação - enfoca três dimensões relacionadas entre si: o que é resolver problemas segundo os pressupostos teórico-metodológicos da OCDE/PISA, a resolução de problemas como um momento da Literacia Matemática e a resolução de problemas na Matemática escolar. Ao final, O Campo Teórico da Literacia -, especialmente, da Literacia Matemática no PISA/OCDE, revela os momentos de interação entre os três primeiros estudos nesta tese. Esse todo articulado, que não é uma sistematização que se procede por soma, mas sim uma correlação dialética nos fornece a síntese conclusiva do trabalho. Palavras-chave: Políticas Educacionais de Avaliação. Programa Internacional de Avaliação. Literacia. Literacia Matemática. PISA/OCDEpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research, based on conceptual and bibliographical methodologies, aims to systematize the field of Literacy and its development in OECD - Organization for Economic Co-operation and Development, and eventually its results in PISA - Program for International Student Assessment, which integrates the Educational Politics for School Assessment. Thus, the project Politics for Educational Scholar Assessment: dialectic essays on mathematical literacy in PISA/OECD aims to study, describe, understand and evaluate the ontological and epistemological assumptions of Literacy as an objective reality. Furthermore, the concepts of dialectic applied to logics and history, as well as, the part and the whole, of concreteness and abstractness, of unity and identity, they will all be revealed here through the materiality of the Educational Politics for Assessment created by OECD. The result of this materiality will be presented by the concept of Mathematical Literacy employed in PISA/OECD, as a way to understand its structure and dynamics, and also its external movement (appearance) and internal movement (essence). The research is divided in four units (the dialectic essays) that represent, ideally, such movements. External assessment in schools: the dialectical method as a possibility to catch the study object - presents the Marxist method applied to object research and its literature reviewed under the Historical-Dialectical Materialism. Elementary and secondary categories to literacy and mathematical literacy concepts analysis - show the categories that express the ways of being, the determinations of External Assessments in Schools, and its relation with the concept of literacy. It also presents the genesis and development of external assessments, as well as its structure and how it works in the current Educational Politics for Assessment. Mathematical literacy in PISA/OECD and scholar mathematics: standardized testing and assessment - focus on three dimensions: the definition of problem solving according to the theoretical-methodological assumptions of PISA/OECD; problem solving as a moment of Mathematical Literacy; and problem solving in scholar mathematics. The last essay - The theoretical field of Literacy -, which regards mainly mathematical literacy in PISA/OECD, presents the intersectional points amongst the previous researches that constitute this thesis. As a whole, this research synthesizes its development not as a result of a sum operation, but as a dialectical correlation amongst the concepts here presented. Keywords: Educational Politics for Assessment. International Assessment. PISA/OECD. Literacy. Mathematical Literacy.pt_BR
dc.format.extent148 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectMatemática - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.titlePolíticas de avaliação da educação escolar brasileira : ensaios dialéticos sobre a literacia matemática no pisa/ocdept_BR
dc.typeTesept_BR


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