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dc.contributor.advisorMessagi Júnior, Mário, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorLopes, Thalita Cantospt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T17:39:44Z
dc.date.available2023-03-06T17:39:44Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45224
dc.descriptionOrientador: Mário Messagi Junior.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Publicidade e Propaganda.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O governo brasileiro recentemente abriu os dados governamentais sob a justificativa de ser um avanço democrático rumo a uma gestão mais transparente e participativa. Contudo, poucas pessoas vêm acessando esses dados ou sequer sabem de sua existência e profundidade. Com isso, observa-se que o acesso a informação não garante participação pública: os dados simplesmente estarem disponíveis, e abertos em um portal online, não garante a sua usabilidade. Esse trabalho se propõe a estudar os grupos que vêm assumindo o protagonismo cívico e agregando valor a esses dados, ao aplicá-los em aplicativos/soluções tecnológicas que resolvem problemas sociais. O objetivo é identificar quais são os valores e motivações compartilhados por esses grupos, como se estruturam seus projetos e seu relacionamento com o governo e, com isso, avaliar a influência do perfil do grupo no seu nível de engajamento e no modelo de soluções que desenvolvem. Finalmente, o estudo permite esboçar hipóteses sobre o futuro da transparência governamental: agora que os dados estão abertos, qual é o próximo passo a ser tomado rumo à maior participação popular na gestão pública?pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransparência na administração públicapt_BR
dc.subjectGoverno abertopt_BR
dc.subjectDados abertospt_BR
dc.subjectLei de acesso à informação - Brasilpt_BR
dc.titlePro-hacktividade : até que ponto as tecnologias de transparência promovem o protagonismo cidadão?pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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