A arte do belo na publicidade : um estudo sobre a proporção áurea em anúncios publicitários impressos vencedores de Cannes 2012-2016
Resumo
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de técnicas provenientes de outras áreas na composição de mensagens publicitárias fortes que atinjam seu propósito principal: passar a mensagem desejada e convertê-la em resultados (seja venda ou ganho de marca). Mais especificamente, pretendemos aqui buscar compreender a utilização da proporção áurea em anúncios publicitários impressos, além de procurar entender qual a importância do uso dessa técnica proveniente da matemática no processo criativo e na composição visual desses anúncios. Para chegar a essa conclusão, será feita uma contextualização do cenário da sociedade contemporânea a partir de Lipovetsky, Baudrillard e McCracken. Em seguida, discutiremos os conceitos de Beleza, Proporção, Imagem e Direção de Arte. Após a introdução do objeto de pesquisa, serão analisados anúncios publicitários premiados no Festival de Cannes, maior premiação do ramo. Desta forma será possível verificar que a proporção áurea não tem mais o papel de divindade que assumiu em outras épocas, mas continua sendo bastante utilizada no processo de significação dos anúncios
Collections
- Publicidade e Propaganda [312]