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dc.contributor.advisorCardoso, Patrícia da Silva, 1964-pt_BR
dc.contributor.advisorEmery, Bernardpt_BR
dc.contributor.authorDaher, Claudia Helenapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.contributor.otherUniversité Grenoble Alpes. École Doctorale de Langues, Littératures et Sciences Humainespt_BR
dc.date.accessioned2019-11-26T14:35:57Z
dc.date.available2019-11-26T14:35:57Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45106
dc.descriptionOrientadores : Profª Drª Patrícia da Silva Cardoso e Prof. Dr. Bernard Emerypt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras e École Doctorale de Langues, Littératures et Sciences Humaines de l'Université Grenoble Alpes. Defesa: Curitiba, 05/07/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f.300-313pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente tese tem por objetivo a análise de cenas de baile em textos narrativos do século XIX produzidos em três países: França, Portugal e Brasil. Destacamos primeiramente a presença e o imaginário construído em torno desta prática social; em seguida, a partir de onze cenas literárias de baile, analisamos e discutimos a diversidade das representações às quais este evento deu lugar. Considerando a cena de baile uma situação privilegiada para o desenvolvimento de encontros, dramas e promoções, observa-se como cada texto trabalha com o fenômeno do baile, estabelecendo-se, para isso, um constante movimento dialético entre o imaginário social e o literário. Na última parte do trabalho, os resultados obtidos são colocados à luz dos estudos sobre os regimes do imaginário, análise que nos permite verificar a presença do regime noturno como traço comum, embora, dentro deste universo, os personagens apresentem elementos contraditórios e inovadores. Ao longo do trabalho, colocamos em destaque a posição ocupada pelo indivíduo no baile e sua relação com a sociedade moderna, analisando, ao mesmo tempo, de que modo as cenas contribuem a reforçar ou refutar concepções literárias e artísticas vigentes. Visa-se a demonstrar que este topos, frequente nas produções do século XIX, constitui um elemento notável para a compreensão do imaginário histórico, social e literário do período. Trata-se de uma pesquisa de caráter pluridisciplinar que tem por apoio textos de crítica literária, história, sociologia, antropologia, em complemento à leitura dos textos literários. A perspectiva comparatista revela-se estimulante para compreender as particularidades e a complexidade destas cenas, bem como os elementos do imaginário que as compõem. Palavras-chave: cenas de baile, narrativas do século XIX, literatura comparada, imaginário.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis aims at analyzing ball scenes in narrative texts produced in three countries in the nineteenth century: the countries are France, Portugal, and Brazil. First, we emphasize the presence and the imaginary built around this social practice; after that, altogether with the eleven ball literary scenes, we analyze and discuss the diversity of representations to which this event has given place. Considering the ball scene as a privileged situation to the development of meetings, dramas, and promotions, we observe in what way each text works with the ball phenomenon, settling for this, a constant dialectical movement between the social and literary imaginary. In the last part of this paper, the results are placed to the light of studies on the imaginary schemes; such an analysis that allows us to verify the presence of the night scheme as a common thread, though, within this universe, the characters exhibit contradictory and innovative elements. Throughout this study, we have highlighted the position occupied by the individual at the ball and his or her relationship with modern society, analyzing at the same time, how the scenes contribute to strengthen or refute literary and artistic conceptions at the time. Our aim is to demonstrate that this topos, often present in the nineteenth century literary pieces, is a significant element in understanding the historical, social and literary imaginary of those times, social and literary period. Our research has a multi-disciplinary nature supported by literary criticism, history, sociology, anthropology, in addition to the reading of literary texts. The comparative perspective proves to be stimulating when it comes to understanding the characteristics and complexity of these scenes as well as imaginary elements that compose them. Keywords: ball scenes, nineteenth-century narratives, comparative literature, imaginary.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: L'objectif de cette thèse est l'analyse de scènes de bal dans des textes narratifs du XIXe siècle produits dans trois pays : France, Portugal et Brésil. Nous soulignons premièrement la présence et l'imaginaire construits autour de cette pratique sociale ; ensuite, à partir d'onze scènes littéraires de bal, nous analysons et discutons la diversité de représentations auxquelles cet événement a donné lieu. En considérant la scène de bal un endroit privilégié pour le développement de rencontres, drames et promotions, on observe comment chaque texte travaille le phénomène du bal, en établissant, pour cela, un constant mouvement dialectique entre l'imaginaire social et le littéraire. Dans la dernière partie du travail, les résultats obtenus sont placés à la lumière des études sur les régimes de l'imaginaire. Cette analyse nous permet de vérifier la présence du régime nocturne comme trace commune, bien que, à l'intérieur de cet univers, les personnages présentent des éléments contradictoires et innovateurs. Au long du travail, nous observons la position occupée par l'individu dans le bal et sa relation avec la société moderne, en analysant, en même temps, de quelle manière les scènes contribuent à renforcer ou à réfuter des conceptions littéraires et artistiques de l'époque. Nous visons à démontrer que ce topos, fréquent dans les productions du XIXe siècle, constitue un élément remarquable pour la compréhension de l'imaginaire historique, social et littéraire de la période. Il s'agit d'une recherche de caractère pluridisciplinaire qui se fonde sur des textes de critique littéraire, d'histoire, de sociologie, d'anthropologie, en complément à la lecture des textes littéraires. La mise en perspective comparatiste se révèle stimulante pour comprendre les particularités et la complexité de ces scènes, ainsi que les éléments de l'imaginaire qui les composent. Mots-clés : scènes de bal, récits du XIXe siècle, littérature comparée, imaginaire.pt_BR
dc.format.extent442 p. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteratura comparada - História e críticapt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura - Seculo XIXpt_BR
dc.titleSob o signo de Terpsícore : cenas de baile em narrativas francesas, portuguesas e brasileiras do século XIXpt_BR
dc.typeTesept_BR


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