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dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Irene de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Stephanie Munhoz dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-20T18:06:04Z
dc.date.available2022-06-20T18:06:04Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45044
dc.descriptionOrientadora: Cláudia Irene de Quadros.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Relações Públicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa é estudar estratégias de comunicação que incentivam a participação do consumidor. Para tanto, o objeto selecionado foi o site FizComOreo.com.br, no qual são encontradas receitas com o biscoito fabricado pela Kraft Foods. O trabalho retrata a apropriação da temática #FaçaVocêMesmo pela marca de biscoitos Oreo, a partir da campanha #FizComOreo no meio digital. Neste contexto, é analisada a interação com o consumidor, considerando o possível papel do profissional de Relações Públicas ante a convergência cultural. Neste cenário, as transformações socioculturais provocadas pelas tecnologias motivaram uma maior participação do público. Desse modo, é possível delimitar a problematização de como o profissional de relações públicas irá atuar engajando esse público, inserindo os consumidores em contexto de convergência tecnológica e cultural. Logo, a questão problema desta pesquisa é: "De que forma o profissional de Relações Públicas ante a convergência cultural pode incentivar a participação do consumidor de uma marca?". Esta monografia pode ser uma fonte relevante porque delimita a importância do relacionamento que as marcas devem desenvolver, além de conferir a adição de valor ao usuário da Web 3.0. Para compreender este fenômeno, buscamos embasamento teórico em Dominique Wolton (2003), Henry Jenkins (2009), Carolina Terra (2005), José Pinho (2003) e Margarida Kunsch (2001). Analisamos o comportamento da comunidade do site fizcomoreo.com.br a partir da netnografia e da entrevista estruturada. O corpus constitui-se de fotos postadas pelos entrevistados e também pela descrição de perfil dos consumidores no Instagram. Entre os resultados obtidos, encontramos na categoria de análise de conteúdo o elemento #Oreolovers, simbolizando o amor direcionado à marca, isto é, a representação da fidelização do consumidor vigente na era da convergênciapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConvergência culturalpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor - Estudo de casospt_BR
dc.titleA participação do consumidor na campanha #FizComOreo e o relações pública na era da convergência culturalpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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