Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Elaine de Cacia de, 1977pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Especialização em Análise Ambientalpt_BR
dc.creatorSiqueira, Juliana Margaridapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-07T17:34:41Z
dc.date.available2024-02-07T17:34:41Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44750
dc.descriptionOrientador : Elaine de Cacia de Lima Frickpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Especialização em Análise Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 22pt_BR
dc.description.abstractResumo: Atualmente a sociedade se depara com diversos problemas ambientais, com isso essa temática passou a ser debatida em vários âmbitos sociais, principalmente na educação. Este trabalho buscou trabalhar a educação ambiental em todos as instancias de ensino de forma interdisciplinar. No entanto a sua implementação se tornou dificultosa, pois nem sempre a educação ambiental é trabalhada e quando isso acontece, geralmente é discutida de forma simplista e fragmentada e ainda só em algumas disciplinas como a geografia. Diante disto esta pesquisa teve por objetivo demonstrar as representações sociais que os alunos do ensino público do Colégio do campo Doutor Caetano Munhoz da Rocha EFM, Quitandinha – PR tem sobre Educação Ambiental. Para realização deste trabalho fez se uso de questionários e adotou-se a metodologia dos Mapas Mentais de autoria de Salete Kozel. Através dos resultados da pesquisa considera-se que a maioria dos alunos do colégio apresenta um entendimento ainda fragmentado sobre a temática que envolve as questões ambientais associando meio ambiente a um lugar sem intervenção humana e muito bonito.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Nowadays the society has several environmental problems, that's why this subject started to be discussed in many social areas, mainly in the education. This work searched to work environmental education in all the instances of teaching in an Interdisciplinary way. However, its implementation became difficult, because environmental education isn’t always taught and when this happens, it is usually done in a simple and fragmented way and still it is taught in some subjects such as geography. Faced with this, the search aims to show the social representations who students have about Environmental Education, whom study in public teaching of the School Doutor Caetano Munhoz da Rocha EFM, in Quitandinha – PR. It was needed to use the questionnaires and to adopt the Mental Maps methodology created by SaleteKozel to Achievement this work. The search results show that most school students present a fragmented understanding about this subject, which involves the social questions associating the environment like a place where there isn’t Intervention human and a place very beautiful.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMeio ambiente - Educaçãopt_BR
dc.titleA educação ambiental e o ensino de geografia : representação social dos alunos do Colégio do Campo Doutor Caetano Munhoz da Rocha - Quitandinha - Paranápt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples