• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Análise ambiental
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Análise ambiental
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A educação ambiental e o ensino de geografia : representação social dos alunos do Colégio do Campo Doutor Caetano Munhoz da Rocha - Quitandinha - Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JULIANA MARGARIDA SIQUEIRA.pdf (1.286Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Siqueira, Juliana Margarida
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Atualmente a sociedade se depara com diversos problemas ambientais, com isso essa temática passou a ser debatida em vários âmbitos sociais, principalmente na educação. Este trabalho buscou trabalhar a educação ambiental em todos as instancias de ensino de forma interdisciplinar. No entanto a sua implementação se tornou dificultosa, pois nem sempre a educação ambiental é trabalhada e quando isso acontece, geralmente é discutida de forma simplista e fragmentada e ainda só em algumas disciplinas como a geografia. Diante disto esta pesquisa teve por objetivo demonstrar as representações sociais que os alunos do ensino público do Colégio do campo Doutor Caetano Munhoz da Rocha EFM, Quitandinha – PR tem sobre Educação Ambiental. Para realização deste trabalho fez se uso de questionários e adotou-se a metodologia dos Mapas Mentais de autoria de Salete Kozel. Através dos resultados da pesquisa considera-se que a maioria dos alunos do colégio apresenta um entendimento ainda fragmentado sobre a temática que envolve as questões ambientais associando meio ambiente a um lugar sem intervenção humana e muito bonito.
     
    Abstract: Nowadays the society has several environmental problems, that's why this subject started to be discussed in many social areas, mainly in the education. This work searched to work environmental education in all the instances of teaching in an Interdisciplinary way. However, its implementation became difficult, because environmental education isn’t always taught and when this happens, it is usually done in a simple and fragmented way and still it is taught in some subjects such as geography. Faced with this, the search aims to show the social representations who students have about Environmental Education, whom study in public teaching of the School Doutor Caetano Munhoz da Rocha EFM, in Quitandinha – PR. It was needed to use the questionnaires and to adopt the Mental Maps methodology created by SaleteKozel to Achievement this work. The search results show that most school students present a fragmented understanding about this subject, which involves the social questions associating the environment like a place where there isn’t Intervention human and a place very beautiful.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/44750
    Collections
    • Análise ambiental [130]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV