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    As implicações da definição de natureza e sociedade na educação do homem e do cidadão, segundo Rousseau

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    R - E - PAULA SCHUARTZ.pdf (278.0Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Schuartz, Paula
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho procura sistematizar, em um primeiro momento, com base na obra O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens do Filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, as características da condição natural do homem ou também do estado de natureza, na qual os seres humanos são bons e livres. Posteriormente se coloca o processo de transformação humana, que aos poucos degenera a bondade originária do homem e que o leva a condição de desigualdade, neste momento temos a descrição da passagem do estado de natureza para o estado de sociedade. E assim, se estruturará a educação a partir da leitura da obra Emílio ou da Educação, na qual Rousseau estabelece uma espécie de cura ou resgate da natureza humana, colocando os preceitos para a formação do homem. A educação é analisada segundo as implicações do conceito de estado de natureza e estado de sociedade na proposta pedagógica de Rousseau, a qual se propõe formar o homem e o cidadão, visando um projeto de educação, ética e política.
     
    Abstract: This work search to systematize, in first moment, based on The Discourse on the Origin and Foundations of Inequality Among Man, written by genevan philosopher Jean-Jacques Rousseau, the characteristics natural condition of man and also state of nature in which human beings are good and free. Later the human transformation process which gradually degenerates the original goodness of man and that leads to inequality of condition at this time we have a description of the passage of the state of nature to the state of society. And so will structure the education through reading of work of the Rousseau’s Emile, establishes a kind of healing or red emption human, nature putting the precepts for human development. Education is analysed according to the implications of the state of nature concept and state of society in the pedagogical proposal of Rousseu, it proposes that form the man and the citizen, aiming an education project, ethics and politics.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/44355
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

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