Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Lucia de Fátima Fritz dapt_BR
dc.contributor.otherBruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.date.accessioned2020-02-03T21:48:40Z
dc.date.available2020-02-03T21:48:40Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44336
dc.descriptionOrientadora : Ana Lorena Bruelpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo do presente trabalho é abordar um breve estudo, através de pesquisa qualitativa, sobre as razões do Fracasso Escolar, suas causas e consequências. São vários os fatores que interferem para que os educandos venham a ter seus processos educativos frustrados, seja, não aprendizagem, reprovação e abandono ou evasão escolar. Estes fatos ocorrem basicamente no interior dos estabelecimentos mas são proporcionados também por fatores externos, pela sociedade como um todo, pela dificuldade de participação da família, dificuldades financeiras, motivacionais, emocionais, questões de saúde e de segurança e por falta de recursos dos quais não raro acontece por falta de vontade política do poder público. Além dos atores sociais acima relacionados, também foi concluído através da pesquisa que a participação dos estudantes também é determinante para que haja o acesso, a permanência, a apropriação do conhecimento ou o contrário disto o insucesso e o abandono escolar, quando não há por parte destes uma perspectiva de vida ou atração pelo processo da aquisição do conhecimento, decorrente de questões sociais, familiares bem como discriminação, dificuldades de suprimento de necessidades básicas humanas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The aim of this work is to approach a brief study, through qualitative research on the reasons for failure School, its causes and consequences. There are several factors that interfere so that the students will have their frustrated educational processes, are, not learning, failure and dropout or truancy. These events primarily occur within the institutions but are also provided by external factors, by society as a whole , the difficulty of family involvement, financial difficulties, motivational, emotional, health and safety issues and lack of resources that do not rarely happens for lack of political will of the government.In addition to the stakeholders listed above, has also been completed through research that student participation is also crucial so that there is access, the permanence, the appropriation of knowledge or otherwise of this failure and school drop when there is not by such a perspective of life and attraction of knowledge acquisition process, due to social, family and discrimination, supply difficulties of basic human needs.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectRepetenciapt_BR
dc.titleFracasso escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples