• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Políticas educacionais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Políticas educacionais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Fracasso escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LUCIA DE FATIMA FRITZ DA SILVA.pdf (577.2Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Silva, Lucia de Fátima Fritz da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O objetivo do presente trabalho é abordar um breve estudo, através de pesquisa qualitativa, sobre as razões do Fracasso Escolar, suas causas e consequências. São vários os fatores que interferem para que os educandos venham a ter seus processos educativos frustrados, seja, não aprendizagem, reprovação e abandono ou evasão escolar. Estes fatos ocorrem basicamente no interior dos estabelecimentos mas são proporcionados também por fatores externos, pela sociedade como um todo, pela dificuldade de participação da família, dificuldades financeiras, motivacionais, emocionais, questões de saúde e de segurança e por falta de recursos dos quais não raro acontece por falta de vontade política do poder público. Além dos atores sociais acima relacionados, também foi concluído através da pesquisa que a participação dos estudantes também é determinante para que haja o acesso, a permanência, a apropriação do conhecimento ou o contrário disto o insucesso e o abandono escolar, quando não há por parte destes uma perspectiva de vida ou atração pelo processo da aquisição do conhecimento, decorrente de questões sociais, familiares bem como discriminação, dificuldades de suprimento de necessidades básicas humanas.
     
    Abstract : The aim of this work is to approach a brief study, through qualitative research on the reasons for failure School, its causes and consequences. There are several factors that interfere so that the students will have their frustrated educational processes, are, not learning, failure and dropout or truancy. These events primarily occur within the institutions but are also provided by external factors, by society as a whole , the difficulty of family involvement, financial difficulties, motivational, emotional, health and safety issues and lack of resources that do not rarely happens for lack of political will of the government.In addition to the stakeholders listed above, has also been completed through research that student participation is also crucial so that there is access, the permanence, the appropriation of knowledge or otherwise of this failure and school drop when there is not by such a perspective of life and attraction of knowledge acquisition process, due to social, family and discrimination, supply difficulties of basic human needs.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/44336
    Collections
    • Políticas educacionais [104]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV