Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJunkes, Delciopt_BR
dc.contributor.authorContreras, Humberto Silvano Herrerapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T19:07:17Z
dc.date.available2019-11-11T19:07:17Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44313
dc.descriptionOrientador : Delcio Junkespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo discute o tema do neoliberalismo e seus impactos na educação, especificamente na função social da escola. Objetiva analisar de como os princípios das políticas neoliberais determinam os processos de ensino e aprendizagem, estabelecendo marcas de desigualdade e marginalização social. A problemática que envolve o trabalho centra-se na questão: como a escola pode alcançar a satisfação da educabilidade no contexto neoliberal? A partir desse problema discute o desafio da justiça social e do papel da escola na sociedade contemporânea. O primeiro capítulo, analisa o olhar das políticas neoliberais em relação à educação, seus interesses e impactos na função social que a escola oferece aos cidadãos como um direito social dos mesmos. No segundo capítulo discute a ideia da educabilidade e da justiça social na educação, apontando os limites e possibilidades no atual contexto neoliberal. A pesquisa constitui um estudo exploratório sobre o assunto e a natureza das fontes utilizadas foi de caráter bibliográfico a partir da análise de livros e artigos de autores que investigam a temática. Concluiu-se que a educabilidade é um direito social que demanda condições sociais que garantam sua realização justa além das fronteiras do capital.pt_BR
dc.description.abstractResumen: El estudio discute el tema del neoliberalismo y sus impactos en la educación, especificamente en la función social de la escuela. Objetiva analizar de como los principios de las políticas neoliberales determinan los procesos de enseñanza y aprendizaje, estableciendo marcas de desigualdad y marginalización social. La problemática que envuelve el trabajo se centra en la cuestión: ?cómo la escuela puede alcanzar la satisfacción de la educabilidad en el contexto neoliberal? A partir de ese problema discute el desafio de la justicia social y del papel da la escuela en la sociedad contemporanea. El primer capítulo, analiza la mirada de las políticas neoliberales en relación a la educación, sus intereses e impactos en la función social que la escuela ofrece a los ciudadanos como un derecho social de los mismos. En el segundo capítulo discute la idea de la educabilidad y de la jsuticia social en la educación, apuntando los limites y posibilidades en el actual contexto neoliberal. La investigación constituye un estudio exploratorio sobre el asunto y la naturaleza de las fuentes utilizadas foi de caracter bibliográfico a partir del análisis de libros y art[iculos de autores que investigan la temática. Concluyese que la educabilidad es un derecho social que demanda condiciones sociales que garantizen su realización justa más allá de las fronteras del capital.pt_BR
dc.format.extent33 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.titleO desafio da educabilidade e da justiça social em tempos de neoliberalismopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples