dc.contributor.advisor | Ribas, Luiz Cesar | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Doris Rakel Monteiro Paez | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Gestão Florestal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-16T12:33:57Z | |
dc.date.available | 2021-04-16T12:33:57Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/44069 | |
dc.description | Orientador: Dr. Luiz César Ribas | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Gestão Florestal | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente revisão bibliográfica foi realizada para fins de contextualização e esclarecimento sobre o novo código florestal; alguns artigos dessa nova lei estão sendo discutidos e apontados como emblemáticos. No decorrer do estudo é possível identificar as iniciativas governamentais que ocorreram com finalidade de fiscalização e monitoramento ambiental do desmatamento ilegal e que influenciaram no surgimento no CAR no âmbito do SICAR. Com isso o CAR eclodiu como a missão de apontar um diagnóstico ambiental dos imóveis rurais e possibilitar a regularização destes imóveis afim de eliminar algum passivo ambiental ou tão somente a declaração da área de Reserva Legal. Porém, para que esta ferramenta tenha êxito na qualidade do seu diagnóstico é necessário a criação e alinhamento de uma série de instrumentos práticos e políticos, sendo necessário anteriormente a mobilização para reformas no cenário encontrado pela equipe responsável na execução do CAR. A criação de leis é tão importante quanto a fundamentação e procedimentos para aplicação da mesma. O entendimento do histórico de usos do solo dentro de um imóvel rural aliado a tecnologias eficazes de georreferenciamento, são instrumentos tão importantes quanto a gestão com qualidade dos órgãos ambientais responsáveis pelo CAR. Através dos relatos de diversos autores e publicações que tangem o assunto, podemos identificar um descompasso entre o aparato legal-normativo e a realidade prática que acomete os órgãos ambientais. Podemos ainda conceber um déficit ambiental caso não sejam tomada iniciativas que contemplem/preencham as lacunas omissas pelas leis. Sendo assim, identifico que os órgãos ambientais responsáveis pela execução do CAR deverão estar munidos de uma equipe técnica-administrativa capazes de gerar relatórios qualitativos sobre a questão ambiental do nosso país; para assim traçarmos metas a partir de uma boa gestão. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (43 p.) : il., tab. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Florestas - Legislação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Direito ambiental - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Propriedade rural - Aspectos ambientais | pt_BR |
dc.subject | Propriedade rural - Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject | Reservas florestais - Minas Gerais | pt_BR |
dc.title | O Cadastro Ambiental Rural - CAR e as dificuldades de sua implantação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |