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dc.contributor.advisorRibas, Luiz Cesarpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Doris Rakel Monteiro Paezpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Gestão Florestalpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-16T12:33:57Z
dc.date.available2021-04-16T12:33:57Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44069
dc.descriptionOrientador: Dr. Luiz César Ribaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Gestão Florestalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente revisão bibliográfica foi realizada para fins de contextualização e esclarecimento sobre o novo código florestal; alguns artigos dessa nova lei estão sendo discutidos e apontados como emblemáticos. No decorrer do estudo é possível identificar as iniciativas governamentais que ocorreram com finalidade de fiscalização e monitoramento ambiental do desmatamento ilegal e que influenciaram no surgimento no CAR no âmbito do SICAR. Com isso o CAR eclodiu como a missão de apontar um diagnóstico ambiental dos imóveis rurais e possibilitar a regularização destes imóveis afim de eliminar algum passivo ambiental ou tão somente a declaração da área de Reserva Legal. Porém, para que esta ferramenta tenha êxito na qualidade do seu diagnóstico é necessário a criação e alinhamento de uma série de instrumentos práticos e políticos, sendo necessário anteriormente a mobilização para reformas no cenário encontrado pela equipe responsável na execução do CAR. A criação de leis é tão importante quanto a fundamentação e procedimentos para aplicação da mesma. O entendimento do histórico de usos do solo dentro de um imóvel rural aliado a tecnologias eficazes de georreferenciamento, são instrumentos tão importantes quanto a gestão com qualidade dos órgãos ambientais responsáveis pelo CAR. Através dos relatos de diversos autores e publicações que tangem o assunto, podemos identificar um descompasso entre o aparato legal-normativo e a realidade prática que acomete os órgãos ambientais. Podemos ainda conceber um déficit ambiental caso não sejam tomada iniciativas que contemplem/preencham as lacunas omissas pelas leis. Sendo assim, identifico que os órgãos ambientais responsáveis pela execução do CAR deverão estar munidos de uma equipe técnica-administrativa capazes de gerar relatórios qualitativos sobre a questão ambiental do nosso país; para assim traçarmos metas a partir de uma boa gestão.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (43 p.) : il., tab.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFlorestas - Legislação - Brasilpt_BR
dc.subjectDireito ambiental - Brasilpt_BR
dc.subjectPropriedade rural - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectPropriedade rural - Minas Geraispt_BR
dc.subjectReservas florestais - Minas Geraispt_BR
dc.titleO Cadastro Ambiental Rural - CAR e as dificuldades de sua implantaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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