Análise sobre comunicação e moda em um circuito de produção global/local : o papel das mídias jornalísticas representado pelo suplemento "Viver Bem", Curitba, PR
Resumo
Resumo: O presente trabalho explora as relações entre os fenômenos da globalização, da comunicação e da moda, sob o prisma das mídias jornalísticas. Busca entender como ocorre a disseminação de uma determinada moda (ligada especificamente ao vestuário feminino). Assim, o texto discute o circuito da produção da moda, ou seja, como se dá o processo pelo qual um determinado produto da moda é criado em um local específico e, através das mídias jornalísticas, torna-se comercializado e desejado em larga escala no mercado mundial. Para as bases teóricas, foram realizadas pesquisas bibliográficas específicas a partir de diversos autores contemporâneos. E decidiu-se trazer o problema de pesquisa para o espaço local (Curitiba/PR), escolhendo como corpus de análise o suplemento semanal da Gazeta do Povo: Viver Bem – nas versões impressa e online – para a identificação da relação da moda global-local e a realização de uma comparação entre as duas plataformas. Assim, o que a pesquisa conclui é que de fato o jornalismo de moda praticado pelo Viver Bem investe na criação e disseminação das tendências do âmbito global ou local estabelecendo estes espaços como fluxos de interação e comunicação; entretanto, a plataforma digital, em termos de editoria de moda, não explora as potencialidades hoje existentes para uma versão online do produto jornalístico
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