• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Jornalismo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Jornalismo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Gazetinha e Gaz+ : experiência editorial com o público adolescente na Gazeta do Povo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC - JULIO BOLL.pdf (10.25Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Boll, Júlio Gustavo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho centra-se em descrever os projetos Gazetinha e Gaz+, cadernos adolescentes que circularam entre outubro de 1974 e dezembro de 2014 no jornal impresso Gazeta do Povo, de Curitiba. Entre 2001 e 2009, a Gazeta do Povo realizou os projetos Repórter-Mirim e Master, que consistiam na participação de adolescentes entre 10 e 16 anos no processo jornalístico, com pauta, apuração e produção de matérias para o jornal. Esses dois projetos foram importantes para a construção editorial do produto que é apresentado neste estudo. A Gazetinha, em 2003, conquistou o primeiro prêmio a nível nacional da Gazeta, o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, na categoria Mídia Jovem e Infantil, graças ao projeto Repórter-Mirim. Nos anos seguintes, recebeu reconhecimento da Unicef e da Associação Mundial de Jornais. Além do trabalho editorial, a Gazetinha passou a atuar como um produto multiplaforma em 2005, produziu três médias-metragens e foi pioneira em ações web no jornal. Afim de estabelecer um aprofundamento do jornalismo voltado para adolescente, este estudo apresenta um histórico da construção da juventude no mundo, principalmente a partir do período pós-guerra. O jovem brasileiro também é apresentado com pesquisas neste estudo, que também detalha propostas editoriais voltadas a este público em outros estados brasileiros, como a Folhateen e a Capricho. Para se detalhar historicamente o processo de mudança editorial da Gazetinha, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 51 dos 200 participantes que passaram pela Gazetinha. Afim de estabelecer um diálogo com a produção e a rotina jornalística, este estudo também realiza uma entrevista em profundidade com dois repórteres, dois editores e um designer da Gazetinha e do Gaz+, que detalham marcos históricos e elementos essenciais para a produção voltado ao público adolescente.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/43430
    Collections
    • Jornalismo [419]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV