dc.contributor.advisor | Silva, Lenir Maristela, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Lucia | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T21:45:23Z | |
dc.date.available | 2021-08-30T21:45:23Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/43325 | |
dc.description | Orientador : Prof.Lenir Maristela Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A degradação ambiental, é resultado do crescimento populacional, do desenvolvimento do capitalismo que visa o crescimento econômico a qualquer custo e explora os recursos naturais de forma utilitarista, do avanço tecnológico, de políticas públicas voltadas aos problemas ambientais das cidades e da falta de conscientização do homem na preservação o planeta. Isso, representa um grande perigo para a sobrevivência do próprio homem. A educação, funciona como um caminho a ser trilhado para as tomadas de decisões e mudanças de hábidos das pessoas. O processo de formação cognitiva e intelectual do ser humano poderá minimizar os problemas, desde que haja uma nova visão no processo de formação do ser humano, nos valores da autonomia, da cidadania e da justiça social que são considerados princípios básicos da educação. O trabalho de intervenção de Educação Ambiental com os alunos do Colégio Professora Zilah dos Satos Batista em Paranaguá-PR, teve como objetivo identificar nos educandos o quanto eles entendiam sobre as questões ambientais, como percebiam a importância das áreas de manguezais do rio Emboguaçu e a preservação desses ambientes. Foi aplicado inicialmente questionários sobre conceitos relacionados ao meio ambiente. Depois vimos vídeos, discutimos e realizamos entrevistas sobre o desafio da separação do "lixo" tanto com os educandos, quanto com a comunidade residente nas áreas próximas ao rio, foi possível instigar nos alunos a necessidade de desenvolver a conscientização ecológica local e uma inicial mudança de comportamento socioambiental. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (35 p.) : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Paranaguá (PR) | pt_BR |
dc.title | Da sala de aula para a comunidade : olhar estudantil sobre a realidade socioambiental pela ocupação das áreas de manguezais no bairro Beira Rio/Paranaguá-PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |