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dc.contributor.advisorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-
dc.contributor.authorNadolny, Lorena de Fatima
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-06-22T21:21:53Z
dc.date.available2016-06-22T21:21:53Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/43254
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Marynelma Camargo Garanhani
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 11/03/2016
dc.descriptionInclui referências : f. 140-148
dc.description.abstractResumo: desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física que atuam com crianças pequenas. Os pressupostos teóricos adotados foram Marcelo García (1999), Marcelo (2009) e Day (2001) sobre o processo de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores(as); Alarcão (2010), Alarcão; Tavares (2003), Amaral; Moreira; Ribeiro (1996), Carvalho; Klisys; Augusto (2006) e Nadolny (2010) sobre estratégias formativas; Brasil (2009b), Ayoub (2001, 2005), Gomes (2012), Garanhani (2004) sobre a Educação Física e a Educação Infantil e Charlot (2000, 2001, 2005) para a relação com o saber. O contexto investigado foi o Projeto Educamovimento: saberes e práticas na educação infantil, um projeto de formação inicial e continuada de professores(as) de Educação Física, realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba. Os procedimentos metodológicos envolveram análise documental de narrativas escritas elaboradas como tarefas do referido projeto e entrevistas com professores(as) de Educação Física da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba que participaram do referido projeto nos anos de 2008 a 2012. A análise dos dados foi sistematizada em dois eixos: indícios do desenvolvimento profissional e estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as). A análise dos dados mostrou que as estratégias formativas oportunizaram relações epistêmicas e identitárias com o saber/aprender, as quais se refletiram em aprendizagens e desenvolvimento profissional. O sentido dado ao processo de formação continuada e às situações vividas nele por meio das estratégias formativas é que mobiliza o desejo do(a) professor(a) de aprender. E é aprendendo que o(a) professor(a) se desenvolve profissionalmente. Frente a essas constatações e considerações, na formação continuada as estratégias formativas estruturam o desenvolvimento profissional de professores(as), pois agem como fontes de mobilização para o saber/aprender.
dc.description.abstractAbstract: This research investigated how the formation’s strategy structures the professional development of Physical Education teachers who work with young children. The theoretical assumptions used were Marcelo García (1999), Marcelo (2009) and Day (2001) on the process of continuing education and teacher’s professional development; Alarcão (2010), Alarcão; Tavares (2003), Amaral; Moreira; Ribeiro (1996), Carvalho; Klisys; Augusto (2006) and Nadolny (2010) on formation’s strategies; Brazil (2009b), Ayoub (2001, 2005), Gomes (2012), Garanhani (2004) on the Physical Education and Children’s education and Charlot (2000, 2001, 2005) on relation with knowledge. The context investigated was the Educamovimento Project: knowledge and practices in early childhood education, initial and continuing education project for physical education teachers, carried out through a partnership between the Federal University of Paraná (UFPR) and the Municipal Education Secretary (MES) of Curitiba. The methodological procedures involved documentary analysis of written narratives developed as tasks during the course and interviews with physical education teachers from the Municipal Education Secretary (MES) of Curitiba who participated in this program in the years 2008 to 2012. The data analysis was systematized on two axes: evidence of professional development and formation strategies for professional development of teachers. Data analysis showed that formation strategies enhanced epistemic and identity relations with learning/ knowledge, which were expressed in learning and professional development. The meaning given to the process of continuing education and the situations experienced it through formation strategies is what mobilizes the desire of a teacher to learn. And it is learning that teachers develop professionally. Given these findings and considerations, on the continuing education formation strategies structure the professional development of teachers, because they act as mobilizing sources of learning/ knowledge.
dc.format.extent148 f. : il. algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectFormação de professores
dc.subjectFormação continuada - Professores
dc.subjectEducação fisica - Ensino de primeiro grau
dc.titleEstratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física : análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas
dc.typeTese


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