• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Jogos cooperativos, brincadeiras, danças circulares e atividades de planejamento coletivo na promoção da educação ambiental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - SOLANGE REIGUEL VIEIRA.pdf (1000.Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Vieira, Solange Reiguel, 1983-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A Educação Ambiental (EA) possui potencial para trabalhar a problemática socioambiental na escola e pode ser capaz de estabelecer uma formação crítica com postura ética, política, social e cidadã. Vivemos em uma sociedade capitalista onde o "ter" apresenta-se como mais importante que o "ser"; o individualismo e a competitividade sobressaem à coletividade e a cooperação; e/ou os grandes centros se mostram mais interessantes que o ambiente natural. A sociedade vive no período contemporâneo marcada pelo consumismo que mudou costumes e valores. A maioria dos brinquedos são mecanizados, tecnológicos e digitais, com tendência ao individualismo. É nítida a ausência do brincar, correr e pular com os amigos da escola e do bairro. Se queremos uma mudança na maneira de viver, de forma harmoniosa, solidária, comunitária, com práticas e atitudes sustentáveis, devemos agir neste sentido. Esse trabalho visa explorar o lúdico na sensibilização ambiental, na tomada de decisão, na resolução de problemas socioambientais e na tentativa de romper com a sociabilidade da competição da sociedade capitalista, utilizando-o como ponte para mudança de valores e atitudes em prol da cooperação. Foi produzido um material didático-pedagógico com metodologia da Pedagogia da Cooperação, com jogos cooperativos, brincadeiras, danças circulares e atividades de planejamento coletivo para a promoção da EA crítica. As atividades propostas foram acumuladas historicamente e se fazem presentes em nosso cotidiano. As ferramentas pedagógicas escolhidas possuem potencial para integração da comunidade escolar e promoção de práticas sustentáveis nas escolas, favorecem o desenvolvimento de aprendizagens, a comunicação, a cooperação, a criatividade, a sensibilização, a percepção, a mudança de valores e atitudes. Nesse processo, educandos, educadores e mediadores/coordenadores trocam ideias, vivências e constroem conhecimentos. Espera-se que esse material seja compartilhado, divulgado e que contribua para que professores e educadores ambientais venham utilizá-lo em suas práticas rumo à escola sustentável.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/43038
    Collections
    • Educação ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis [120]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV