Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNogueira, Christiano, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Emerson Waldemar Aparecido dopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T23:11:31Z
dc.date.available2022-08-26T23:11:31Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42859
dc.descriptionOrientador: Ana Josefina Ferraript_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractApresentação deste trabalho surgiu a partir de um tema muito critico: os problemas ambientais reais, se mostrando a necessidade de discutir e orientar educadores e estudantes sobre educação ambiental e as possíveis intervenções a se tomar, dos vários problemas ambientais em nosso planeta. Objetivo geral da pesquisa fez-se necessário desenvolver metodologias que auxiliem nesse processo de ensino aprendizagem, dando foco na discussão da real concentração de poluentes que envolvem valores e atitudes para proteger as bacias hidrográficas e melhorá-las, este objetivo foi desenvolver nos educandos das séries fundamentais, e do ensino médio, atitudes e cuidados com o meio onde vivem. A metodologia envolveu a criação de grupos de pesquisa-ação e estudos, com temas referentes à geração e poluição da bacia hidrográfica do leito do rio barigui, após aulas teóricas sobre Desequilíbrios Ecológicos - Alterações na qualidade das relações entre os ciclos biogeoquímicos e estudos dos movimentos da matéria. A ideia foi pesquisar e socializar os estudantes, através de um roteiro de averiguação ambiental que traz o levantando das características sociais e ambientais do bairro onde está situada a bacia hidrográfica, após realização da parte ensino-pedagógico, solicitou-se por meio de entrevistas envolvendo a sociedade, sobre os principais poluentes envolvidos. A devolutiva se deu após registros por meio de planilhas e fotos, ocasionando observações com resultados de apresentação oral da pesquisa onde elaboraram e produziram textos com propostas e soluções para os problemas encontrados, relatando os acúmulos de resíduos em locais inadequados, fazendo-os refletirem sobre a relação entre consumo, produção e geração de resíduos sólidos na hidrografia local, os estudantes demonstraram e desenvolveram atitudes de cuidados com o meio ambiente e ainda propuseram soluções para melhorá-lo. A proposta de cuidados ambientais era desconhecida assim à importância do consumo consciente trouxe a eles impactos positivos sobre as poluições de resíduos sólidos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (11 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Paranápt_BR
dc.subjectBacias hidrográficas - Conservaçãopt_BR
dc.subjectPoluição da aguapt_BR
dc.titleRelato e análise dos resultados em aulas de educação ambientalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples