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dc.contributor.advisorArchanjo, Daniela Resende, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Nícolas Martins dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.date.accessioned2021-12-09T16:45:55Z
dc.date.available2021-12-09T16:45:55Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42599
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Daniela Resende Archanjopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O seguinte trabalho, busca entender a relação entre a educação e os direitos que a garante como um bem público e inviolável, sendo essa, um dos elementos fundamentais que compõem os direitos básicos para a formação humana. Observando as leis que regem a educação pública, e dialogando com diversos autores que buscam respostas no que diz respeito aos deveres da população; chega-se a conclusão que a mesma deva fiscalizar e gozar de uma educação de qualidade. Sendo incumbência do estado fazer a manutenção e assegurar o bom funcionamento desse serviço. Em teoria, o sistema público corrobora para uma educação de qualidade e criação de uma sociedade mais justa e equilibrada no que se trata de qualidade de vida, criticidade, arrojamento político e sua emancipação. Todavia, mesmo que tenhamos as legislações e diversos documentos que garantem uma educação inclusiva, tornando a escola o principal instrumento para aplicação e amplificação da cidadania, os direitos à mesma ainda não são efetivos e a instituição escolar continua alienada; impossibilitada de cumprir com eficiência os seus objetivos, por conta de metas que privilegiam as classes sociais com poder econômico maior do que a maioria da população. Burocracia que gera desgaste e camufla a falta de compromisso do poder público com formação intelectual e moral humana, e persistência em um sistema educacional capitalista e pouco abrangente em suas ações e medidas pedagógicaspt_BR
dc.format.extent1 arquivo (28 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/x-compressedpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.titleO direito à educação e a alienação escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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