dc.contributor.advisor | Archanjo, Daniela Resende, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.author | Freitas, Nícolas Martins de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T16:45:55Z | |
dc.date.available | 2021-12-09T16:45:55Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42599 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Daniela Resende Archanjo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O seguinte trabalho, busca entender a relação entre a educação e os direitos que a garante como um bem público e inviolável, sendo essa, um dos elementos fundamentais que compõem os direitos básicos para a formação humana. Observando as leis que regem a educação pública, e dialogando com diversos autores que buscam respostas no que diz respeito aos deveres da população; chega-se a conclusão que a mesma deva fiscalizar e gozar de uma educação de qualidade. Sendo incumbência do estado fazer a manutenção e assegurar o bom funcionamento desse serviço. Em teoria, o sistema público corrobora para uma educação de qualidade e criação de uma sociedade mais justa e equilibrada no que se trata de qualidade de vida, criticidade, arrojamento político e sua emancipação. Todavia, mesmo que tenhamos as legislações e diversos documentos que garantem uma educação inclusiva, tornando a escola o principal instrumento para aplicação e amplificação da cidadania, os direitos à mesma ainda não são efetivos e a instituição escolar continua alienada; impossibilitada de cumprir com eficiência os seus objetivos, por conta de metas que privilegiam as classes sociais com poder econômico maior do que a maioria da população. Burocracia que gera desgaste e camufla a falta de compromisso do poder público com formação intelectual e moral humana, e persistência em um sistema educacional capitalista e pouco abrangente em suas ações e medidas pedagógicas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (28 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf application/x-compressed | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.title | O direito à educação e a alienação escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |