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    O direito à educação e a alienação escolar

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    R - E - NICOLAS MARTINS DE FREITAS.pdf (1.521Mb)
    R - E - NICOLAS MARTINS DE FREITAS (ANEXOS).zip (1.577Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Freitas, Nícolas Martins de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O seguinte trabalho, busca entender a relação entre a educação e os direitos que a garante como um bem público e inviolável, sendo essa, um dos elementos fundamentais que compõem os direitos básicos para a formação humana. Observando as leis que regem a educação pública, e dialogando com diversos autores que buscam respostas no que diz respeito aos deveres da população; chega-se a conclusão que a mesma deva fiscalizar e gozar de uma educação de qualidade. Sendo incumbência do estado fazer a manutenção e assegurar o bom funcionamento desse serviço. Em teoria, o sistema público corrobora para uma educação de qualidade e criação de uma sociedade mais justa e equilibrada no que se trata de qualidade de vida, criticidade, arrojamento político e sua emancipação. Todavia, mesmo que tenhamos as legislações e diversos documentos que garantem uma educação inclusiva, tornando a escola o principal instrumento para aplicação e amplificação da cidadania, os direitos à mesma ainda não são efetivos e a instituição escolar continua alienada; impossibilitada de cumprir com eficiência os seus objetivos, por conta de metas que privilegiam as classes sociais com poder econômico maior do que a maioria da população. Burocracia que gera desgaste e camufla a falta de compromisso do poder público com formação intelectual e moral humana, e persistência em um sistema educacional capitalista e pouco abrangente em suas ações e medidas pedagógicas
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42599
    Collections
    • Educação em direitos humanos [99]

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