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    Conceitos em educação ambiental : pensar e repensar

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    R - E - JORGE LUIZ ALVES.pdf (355.8Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Alves, Jorge Luiz
    Metadata
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    Resumo
    O projeto de intervenção, de caráter socioambiental, teve por objetivo desenvolver e motivar professores (as) do Colégio Estadual, situado no bairro Capão Raso, no município de Curitiba - PR, neste trabalho denominado Colégio "A", ficando delimitado o universo da pesquisa a três professoras que se dispuseram a colaborar com a proposta de um repensar sobre as questões ambientais. A pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica deu suporte teórico à fundamentação de conceitos apresentados neste estudo. Para garantir subsídios ao desenvolvimento deste trabalho, na coleta de dados e informações acerca da concepção de conceitos que os professores (as) possuem a respeito da Educação Ambiental, foram feitas entrevistas informais e aplicado questionários. Partindo da premissa de que as noções conceituais existentes na escola são abordadas de maneira superficial e restrita, senão simplista, bem como pelos estudos e reflexões desenvolvidas com as professoras participantes, houve a necessidade de realizar uma retrospectiva histórica sobre a problemática ambiental, dando ênfase ao surgimento e ao encaminhamento de discussões e propostas relacionadas à Educação Ambiental. Foi analisada a proposta de Educação Ambiental delineada nas Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Político Pedagógico da escola. Os conceitos existentes, embora tratados como inovadores e críticos, aparecem mascarados em práticas educativas que se propõem a implantação de hortas escolares, separação de lixo e outras, não de menor importância, mas que acabam limitando e não impulsionando discussões e movimentos capazes de provocar transformações na sociedade. O presente trabalho possibilitou perceber a importância das discussões e reflexões sobre a temática, para o aprofundamento dos conhecimentos e formação do educandos numa perspectiva cidadã e responsável. Professores (as) como sujeitos da história, deverão cobrar o justo direito ao apoio político-pedagógico, das instâncias competentes, incluindo o direito a uma formação que os qualifique de fato para o exercício de sua profissão diante dos desafios educacionais contemporâneos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42584
    Collections
    • Educação ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis [120]

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