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dc.contributor.advisorGuérios, Ettiène
dc.contributor.authorDaniel, Jane Eletra Serafini
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-05-16T21:09:55Z
dc.date.available2016-05-16T21:09:55Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/42458
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Ettiène Guérios
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 100-102
dc.description.abstractResumo: Trata-se de pesquisa qualitativa com objetivo de investigar dificuldades na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental do município de Curitiba. Os sujeitos envolvidos eram alunos de uma turma de quarto ano (2013) e que foram acompanhados no quinto ano (2014). Na coleta dos dados foram utilizados dois instrumentos. O primeiro composto por 19 contas armadas das quatro operações aritméticas elementares, organizadas em duas listas de exercícios, a primeira com dez contas e a segunda com 9, aplicadas em 2013 e em 2014 para identificar dificuldades que os alunos apresentavam pela análise dos seus erros, acertos e tentativas de resolução de cálculos com contas armadas. E o segundo, uma atividade com enunciados de seis problemas matemáticos envolvendo 06 operações das 19 constantes no instrumento anterior e aplicado aos mesmos alunos do 5º ano em 2014 para identificar se em contexto de Resolução de Problema os alunos identificariam o conhecimento matemático que resolve os problemas, se utilizariam os algoritmos correspondentes e se os resolveriam conceitual ou mecanicamente. A estratégia metodológica foi analisar os erros e considerar os acertos e processos resolutivos de cada uma das intervenções e, a seguir comparar erros e acertos entre operações das listas de exercício com contas armadas e as mesmas em resoluções de problemas. As análises foram construídas tendo como base os estudos de Pinto (2000) e Cury (2008). Foi possível a partir dos resultados da pesquisa constatar que as dificuldades na aprendizagem das operações aritméticas elementares dos alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental estavam centradas em dois eixos que são os procedimentos algorítmicos e a compreensão conceitual acerca dessas operações e dos conceitos que lhes são inerentes. Grande parte dos erros cometidos pelos alunos foi devido a não compreensão do algoritmo, especialmente nas operações onde várias informações e processos precisam ser considerados ao mesmo tempo. Palavras chave: dificuldades em cálculos matemáticos, anos iniciais,erros em matemática, dificuldades de aprendizagem matemática.
dc.description.abstractAbstract: This is qualitative research in order to investigate problems in mathematics learning in the early years of elementary school. It was conducted in a primary school of public school in the city of Curitiba. The subjects involved were students in a class of fourth year (2013) and were followed in the fifth year (2014). In data collection were used two instruments. The first consists of 19 armed accounts of the four basic arithmetic operations, organized into two lists of exercises, the first ten accounts and the second with 9, applied in 2013 and 2014 to identify difficulties that students had the analysis of their mistakes, adjustments and calculations resolution attempts with armed accounts. And the second, an activity set out six mathematical problems involving 06 operations of 19 set in the previous instrument and applied to the same students of the 5th year in 2014 to identify in the context of Problem Solving students identify mathematical knowledge to solve problems , would use the corresponding algorithms and solve the conceptual or mechanically. The methodological strategy was to analyze the mistakes and consider the successes and resolute processes of each of the interventions, and then compare successes and failures of operations of exercise lists with armed accounts and the same problems resolutions. The analyzes were constructed based on the studies Pinto (2000) and Cury (2008). It was possible from the search results to see that the difficulties in learning basic arithmetic operations of the students of the 4th and 5th year of elementary school were centered on two axes which are the algorithmic procedures and conceptual understanding of these operations and concepts They attached to them. Much of the mistakes made by students was due to not understanding the algorithm, especially in operations where various information and processes need to be considered at the same time. Key-words: difficulties in mathematics, early years, math errors, mathematical learning difficulties.
dc.format.extent102 f. : il., algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.subjectEnsino aprendizagem
dc.subjectMatemática - Aprendizagem
dc.titleAprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
dc.typeDissertação


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