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dc.contributor.advisorLourenço, Mariane Lemos, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorRogge, Jully Fabiola Nunespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-22T20:46:21Z
dc.date.available2022-06-22T20:46:21Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42390
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Mariane Lemos Lourençopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 11/04/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f.86-94pt_BR
dc.description.abstractResumo: A valorização do conhecimento tácito, a compreensão das dimensões intersubjetivas e as abordagens contemporâneas da gestão de pessoas nas organizações são perspectivas que reforçam a importância da retenção dos indivíduos nas empresas. Contudo, e se a questão não for a retenção, mas as condições para que as pessoas escolham ficar? Disto surgiu o interesse em compreender como a cultura organizacional, mediante a identificação dos indivíduos com as organizações, abriga condições capazes de despertar o desejo de sua permanência em determinado contexto organizacional. Para tanto, se utilizou como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplo, mediante entrevistas e análise documental, com corte temporal transversal e aproximação longitudinal. As análises em cinco organizações mostraram que a identificação das pessoas com os traços culturais da organização parece ser fator decisivo para que elas queiram permanecer na empresa. Porém, não existe fórmula prescritiva uma vez que a influência se dá pela identificação dos indivíduos com os elementos da cultura, construída na dimensão intersubjetiva. Palavras chave: cultura organizacional, identificação, retenção de pessoas, desejo de permanecerpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The appreciation of the tacit knowledge, understanding inter-subjective dimensions and contemporary approaches to the management of people in organizations are perspectives that reinforce the importance of retention of individuals in enterprises. However, what if the issue is not retention, but the conditions for people to choose to stay? This became interested in understanding how organizational culture by identifying individuals, housing conditions capable of awakening the desire for permanence of people in a particular organizational context. Therefore, it uses as a research strategy the study of multiple cases, through structured interviews and documentary analysis, crosstemporal cutting and longitudinal approach. The analyzes in five companies showed that the identification of people with the organization of cultural characteristics seem to be decisive factor for them to want to stay in the company. However, there is no prescriptive formula once the influence is by identifying individuals with the elements of culture, built on the subjective dimension. Keywords: organizational culture, identification, retention of people, desire to staypt_BR
dc.format.extent103 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectEmpregopt_BR
dc.titleA identificação dos indivíduos com a cultura organizacional e o desejo de permanecer na empresapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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