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dc.contributor.advisorPfeifer, Marianapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Teresa Cristina Magnabosco dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.date.accessioned2022-05-18T21:11:06Z
dc.date.available2022-05-18T21:11:06Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42260
dc.descriptionOrientador: Mariana Pfeiferpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste artigo foi apresentado como trabalho de conclusão do curso Educação em Direitos Humanos ofertado pela Universidade Federal do Paraná- Setor Litoral turma 2013. A temática resultou de um levantamento realizado para elaboração de um projeto de pesquisa apresentado em outro curso ofertado por esta instituição: A Educação de Jovens e Adultos na Diversidade em 2014. Na ocasião foi constatado que apesar do município de Irati – Pr. contar com 1750 adultos analfabetos, registrava uma média de 50 alunos matriculados, nos dois últimos anos, na Educação de Jovens e Adultos fase I e II que compete ao governo municipal, além disso, muitas desistência no decorrer do ano. Nos estudos realizados, a evasão escolar foi apontada como um fator frequente e permanente em todos os níveis de ensino. Uma pesquisa apresentada em 2014 demonstrou que 4,94 % da população na faixa de 4 e 17 anos estavam fora da escola. Assim, surgiu o interesse de compreender o que representa a EJA para o aluno matriculado e quais os fatores que tem contribuído para a pouca permanência nesta modalidade de ensino no município em questão a partir de uma pesquisa qualitativa e participante através de narrativa utilizando a entrevista em profundidade com seis alunos matriculados. Seus depoimentos foram utilizados no decorrer do trabalho que apresentou uma breve trajetória da EJA no Brasil e na sequência algumas concepções e postulados da teoria histórico-cultural, por acreditar que estes construtos possibilitam compreender o complexo processo educativo e fundamentam uma prática pedagógica mais consciente e significativa.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (31 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectLegislação educacionalpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos : sentidos e significadospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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