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    Educação de jovens e adultos : sentidos e significados

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    R - E - TERESA CRISTINA MAGNABOSCO DE OLIVEIRA.pdf (898.1Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Oliveira, Teresa Cristina Magnabosco de
    Metadata
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    Resumo
    Este artigo foi apresentado como trabalho de conclusão do curso Educação em Direitos Humanos ofertado pela Universidade Federal do Paraná- Setor Litoral turma 2013. A temática resultou de um levantamento realizado para elaboração de um projeto de pesquisa apresentado em outro curso ofertado por esta instituição: A Educação de Jovens e Adultos na Diversidade em 2014. Na ocasião foi constatado que apesar do município de Irati – Pr. contar com 1750 adultos analfabetos, registrava uma média de 50 alunos matriculados, nos dois últimos anos, na Educação de Jovens e Adultos fase I e II que compete ao governo municipal, além disso, muitas desistência no decorrer do ano. Nos estudos realizados, a evasão escolar foi apontada como um fator frequente e permanente em todos os níveis de ensino. Uma pesquisa apresentada em 2014 demonstrou que 4,94 % da população na faixa de 4 e 17 anos estavam fora da escola. Assim, surgiu o interesse de compreender o que representa a EJA para o aluno matriculado e quais os fatores que tem contribuído para a pouca permanência nesta modalidade de ensino no município em questão a partir de uma pesquisa qualitativa e participante através de narrativa utilizando a entrevista em profundidade com seis alunos matriculados. Seus depoimentos foram utilizados no decorrer do trabalho que apresentou uma breve trajetória da EJA no Brasil e na sequência algumas concepções e postulados da teoria histórico-cultural, por acreditar que estes construtos possibilitam compreender o complexo processo educativo e fundamentam uma prática pedagógica mais consciente e significativa.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42260
    Collections
    • Educação em direitos humanos [99]

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