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dc.contributor.authorFigueiró, Tatiane Viana, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherFerreira, Luciana, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.date.accessioned2021-06-22T19:33:50Z
dc.date.available2021-06-22T19:33:50Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42259
dc.descriptionOrientadora: Luciana Ferreirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O racismo é um tema que está ganhando grande pauta nos dias atuais e diante dessa realidade, a presente pesquisa busca retratar a violação dos direitos e principalmente como isso acontece no ambiente escolar. A desigualdade social tornou-se um dos grandes fatores que corrobora para o preconceito, pois a maioria das pessoas pertencentes a esse grupo são de origem africana e possuem um passado escravista e que até nos dias atuais sofrem com a desigualdade de condições.Mesmo com diversas ações contra a discriminação, como leis, seminários, entre outros, ainda é crescente o número de pessoas que passam por algum tipo de preconceito racial. Nesse sentido, a escola torna-se um dos principais agentes para o combate ao preconceito, pois nela encontram-se indivíduos pertencentes a diversas culturas.Mas em muitos casos, quando acontecem atos discriminatórios a escola não sabe como agir, pois não há uma formação adequada dos profissionais da educação. Existe uma carência de conhecimento sobre as leis que garantem os direitos dos afrodescendentes e da cultura afro, tanto por parte da equipe pedagógica, como também da sociedade. O ambiente escolar ainda é o principal meio para que haja mudanças nesta realidade mas, para tanto, as instituições educacionais precisarão se moldar a umaeducação pautada nos Direitos Humanos e está deverá acontecer em conjunto com a comunidade. Diante desses fatos, o presente artigo apresentará os principais obstáculos encontrados pelos afrodescendentes no Brasil e como os atos preconceituosos se camuflam nesta sociedade e em seu ambiente escolarpt_BR
dc.format.extent1 arquivo (15 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleO ambiente escolar e preconceito racial afrodescendentept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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