• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação em direitos humanos
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação em direitos humanos
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ambiente escolar e preconceito racial afrodescendente

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - TATIANE VIANA FIGUEIRO PORFIRIO.pdf (586.2Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Figueiró, Tatiane Viana, 1984-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O racismo é um tema que está ganhando grande pauta nos dias atuais e diante dessa realidade, a presente pesquisa busca retratar a violação dos direitos e principalmente como isso acontece no ambiente escolar. A desigualdade social tornou-se um dos grandes fatores que corrobora para o preconceito, pois a maioria das pessoas pertencentes a esse grupo são de origem africana e possuem um passado escravista e que até nos dias atuais sofrem com a desigualdade de condições.Mesmo com diversas ações contra a discriminação, como leis, seminários, entre outros, ainda é crescente o número de pessoas que passam por algum tipo de preconceito racial. Nesse sentido, a escola torna-se um dos principais agentes para o combate ao preconceito, pois nela encontram-se indivíduos pertencentes a diversas culturas.Mas em muitos casos, quando acontecem atos discriminatórios a escola não sabe como agir, pois não há uma formação adequada dos profissionais da educação. Existe uma carência de conhecimento sobre as leis que garantem os direitos dos afrodescendentes e da cultura afro, tanto por parte da equipe pedagógica, como também da sociedade. O ambiente escolar ainda é o principal meio para que haja mudanças nesta realidade mas, para tanto, as instituições educacionais precisarão se moldar a umaeducação pautada nos Direitos Humanos e está deverá acontecer em conjunto com a comunidade. Diante desses fatos, o presente artigo apresentará os principais obstáculos encontrados pelos afrodescendentes no Brasil e como os atos preconceituosos se camuflam nesta sociedade e em seu ambiente escolar
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42259
    Collections
    • Educação em direitos humanos [99]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV