dc.contributor.advisor | Murata, Afonso Takao, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Jane Moreira de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-10T17:57:22Z | |
dc.date.available | 2021-12-10T17:57:22Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42218 | |
dc.description | Orientador: Profº. Drº. Afonso Takao Murata. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar se o conhecimento e acesso aos princípios de uma Educação para e em Direitos Humanos contribui para a redução e ou erradicação dos conflitos no ambiente escolar. Para a coleta de dados foi em uma Escola Municipal de Sabará, Minas Gerais. A demanda da pesquisa surgiu após vivenciarmos constantes conflitos no cotidiano escolar como: xingamentos, discriminações devido ao pertencimento étnico racial, condição social, atitudes homofóbicas e brigas com agressões físicas. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionário semiestruturado, aulas expositivas e análise de situações que ocorrem no cotidiano da escola. Os questionários foram concebidos com questões fechadas e abertas, possibilitando ao aluno externar sua opinião e posicionamento. Após os conflitos existentes e o chamamento das partes envolvidas as orientações eram realizadas, os envolvidos conduzidos ao diálogo, neste processo era realizada ponderações a partir dos direitos humanos e da cidadania enfatizando o respeito ao espaço escolar. Após a pesquisa realizada ficou evidenciado a necessidade de uma Educação para e em Direitos Humanos na escola, outra constatação foi que nem todos os direitos dos alunos são respeitados. Estas constatações são visualizadas na insatisfação dos alunos com as instalações da escola e o pela omissão, em muitos momentos, de conflitos e desrespeitos aos Direitos Humanos. Os adultos que compartilham a mesma sala de aula com os adolescentes também demonstraram grande insatisfação de não terem o direito á educação garantido. Para os adultos (acima de 25 trabalhadores, com filhos(as)) é necessário que as salas sejam de acordo com a idade e ou nível de aprendizado, possibilitando aos mesmos um aprendizado de qualidade. Os alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos buscam oportunidades para vencerem na área pessoal e profissional. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (58 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Violencia escolar | pt_BR |
dc.title | Direitos humanos como interventor nos conflitos sociais, raciais e homofóbicas na educação de jovens e adultos em Sabará/MG | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |