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dc.contributor.advisorSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
dc.contributor.authorFrança, Marileize
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-04-11T21:50:46Z
dc.date.available2016-04-11T21:50:46Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/42009
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Tereza Carneiro Soares
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/02/2016
dc.descriptionInclui referências : f. 188-194
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar da política de criação do Centro de Estudo de Línguas (CEL) em Rio Branco, Acre, à política em ação focando a ressonância da tradução desta política na formação dos professores de Língua Inglesa da rede pública estadual. O CEL, criado em 2011, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), tem a finalidade de proporcionar aos alunos das escolas públicas estaduais uma possibilidade diferenciada de aprendizagem de línguas estrangeiras modernas, com prioridade para as línguas inglesa e espanhola, com vistas ao desenvolvimento das habilidades orais (compreensão e produção oral). A partir de indícios de que o CEL assume ao longo de sua trajetória a formação de seus professores e a dos professores estaduais de LE, desenvolveu-se a pesquisa aqui apresentada. Para compreender da política de sua criação à política traduzida em ação, toma-se como aporte teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992), referenciada e utilizada por Mainardes (2007; 2006). Esse referencial teórico-analítico fornece subsídios para a análise do movimento da política integralmente, um ciclo contínuo com seus três contextos inter-relacionados: de influência, de produção do texto e da prática. Com foco nos processos de recontextualização, interpretação e tradução da política em ação, buscou-se confrontar dados coletados em documentos legais e institucionais, cotejados por meio de entrevistas com atores da política. Ao fim da pesquisa, evidencia-se que o CEL assume um papel centralizador de todas as ações relacionadas à Língua Estrangeira (LE) no estado do Acre, configurando-se como um Centro de Ensino e de Formação do Professor, responsabilizando-se para além da formação de seus professores, pela formação do professor de Língua Inglesa da rede pública estadual de ensino, assim como com ações diretamente voltadas à formação de futuros professores. Um Centro de Línguas reconhecido também como um Centro de Formação de Professores de LE, que mesmo de forma alheia à vontade dos atores políticos que o compõem, responsabiliza-se no sentido de cumprir exigências e demandas da SEE/AC, por todas as ações formativas ofertadas para o professor de LI da rede pública estadual. Palavras-chave: Política Educacional. Formação Docente. Política Linguística
dc.description.abstractAbstract: The present research aims to analyze from the creation policies for the Center of Language Studies (CEL, in Brazilian language) in Rio Branco, Acre, to the policy in action focusing on the translation resonance of this policy in the formation of the teachers of English language of Acre education system. CEL, established in 2011, under the rules of Acre's Bureau of Education and Sport (SEE), has the purpose to provide the students of the state-owned public schools, a differentiated possibility for learning some modern foreign languages, prioritizing English and Spanish, mainly the development of their oral abilities (understanding and spoken production). From the clues that CEL takes on along its trajectory in the formation of its teachers and the teachers of the state-owned public schools, this research was conceived and it is presented here. To understand the policy under the light of the policy translated into action, the policy cycle approach (BOWE; BALL; GOLD, 1992) is taken as a theoretical-methodological reference, as done and used by Mainardes (2007; 2006). This theoretical-analytical referential supplies subsidies to integrally analyze the policy movement, a continuous cycle containing three interrelated contexts of: influence, text production and practice. Focusing on the recontextualization, interpretation, and translation processes of the policy in action, a confrontation of data collected in legal and institutional documents was carried out, comparing them by means of interviewing the policy's agents. After reaching the end of this research, it was evidenced that CEL holds a centralizing role of all actions related to Foreign Language teaching (FL) in the state of Acre, configured as a Center of Teaching and Teacher Formation, taking the responsibility that goes further than that of its teachers, the continuing education of English Language teachers of Acre's teaching system, as well as the actions directly linked to the future teachers. This language center that has also recognized as a Center for FL Teachers Formation is responsible to accomplish the demands from the State Education Bureau, and it is also in charge of all formation actions offered to EFL teachers of the public system. Even though, the center seems indifferent to the will of the political actors who make part of it. Key words: Educational policy. Teacher Education. Linguistic Policy
dc.format.extent250 f. : il. algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.subjectPolítica educacional
dc.subjectFormação de professores
dc.subjectAnalise linguistica
dc.titleDa política de criação à política em ação : uma análise da oferta de ações formativas pelo Centro de Estudos de Línguas de Rio Branco - Acre
dc.typeTese


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