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dc.contributor.otherMarques, Vera Regina Beltrão, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorLarocca, Liliana Müllerpt_BR
dc.date.accessioned2023-01-10T12:37:56Z
dc.date.available2023-01-10T12:37:56Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41415
dc.descriptionInclui apêndicespt_BR
dc.descriptionOrientadora: Vera Regina Beltrão Marquespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/03/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: História e historiografia da educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Com base na investigação dos discursos médicos referentes à higienização da escola, este estudo problematiza a difusão da ciência Higiene na sociedade paranaense no período compreendido entre 1886 e 1947. Os discursos para a escola presentes em várias fontes, com destaque para periódicos da categoria - Archivos Paranaenses de Medicina e Revista Medica do Paraná - emergiram a percepção de uma medicina ancorada na Higiene, na qual os médicos defendiam uma nova função social: a de educadores. Ao tematizarem sobre uma intervenção nas escolas e nos seus usuários, os médicos paranaenses pretendiam "cuidar, proteger e higienizar a infância", tarefa assumida com vistas à inserção do território paranaense no processo nacional de saneamento sanitário e social. Trata-se de uma pesquisa de caráter histórico, inspirada nas idéias de processo civilizador, de Norbert Elias. Assim, propõe-se a reconhecer propostas de civilidade contidas nos discursos médicos elaborados para a escola paranaense. As concepções de educação no período estudado foram formadas por saberes e discursos produzidos pela Ciência Higiene e seus maiores interlocutores - os médicos, o que se desdobrou em prescrições para a escola que são aqui apresentadas. Palavras-chave: Ciência higiene. Eugenia. História da medicina no Paraná. Medicina e educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Based on medical discourses referring to school sanitation, this study addresses the spread of the Hygiene science on Parana State society, Brazil, between 1886 and 1947. Discourses on schools present in many sources, mainly medical periodicals - Archivos Paranaenses de Medicina (Parana State Medical Archives) and Revista Medica do Parana (Parana State Medical Journal) - pointed out the perception of medicine underpinned by Hygiene where doctors advocated a new social function: educators. By discussing in schools and their users, Parana State doctors objectified to "care, protect and sanitize infancy", a task aiming to insert this territory in the national process of hygienic and social sanitation. It is a historic research study, inspired by the ideas of Norbert Elias's Processo Civilizador (Civilizing Process). Thus, it objectifies to recognize civility proposals in the medical discourses elaborated to Parana State schools. Educational conceptions in the studied period evolved from knowledge and discourses on Hygiene science and its greatest advocates - the doctors, which were revealed in prescriptions for schools presented here. Key-words: Science hygiene. Eugenics. History of medicine in Parana. Medicine and education.pt_BR
dc.format.extent252f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducação - História - Paranápt_BR
dc.subjectMedicina - Históriapt_BR
dc.subjectEugeniapt_BR
dc.subjectHigienept_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleHigienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)pt_BR
dc.typeTesept_BR


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