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dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorGreca, Lizmari Crestiane Merlinpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T19:16:25Z
dc.date.available2024-04-19T19:16:25Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40974
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionAcompanha DVDpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 30/09/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 194-201pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que dizem os profissionais e as crianças surdas da Escola Municipal 1º de Maio, no município de Campo Largo/PR, sobre a Alfabetização Matemática e as suas práticas pedagógicas, tendo em vista a inclusão das crianças surdas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os depoimentos foram obtidos a partir de um conjunto de entrevistas com os profissionais que atuam diretamente com as crianças surdas: diretora, pedagoga, professora do Centro de Atendimento Educacional da Surdez (CAES), professora regente e tradutora e intérprete de Libras e Língua Portuguesa, bem como entrevistas com os alunos que frequentam o centro. Os dados obtidos foram compartilhados com um professor surdo, estabelecendo um diálogo entre a escola e as experiências vividas pelo surdo. Os procedimentos de pesquisa da História Oral contribuíram para os encaminhamentos referentes às narrativas relatadas pelos profissionais e às práticas pedagógicas que envolvem a educação escolar dessas crianças. Os estudos estão voltados para a proposta educacional bilíngue, a qual propõe a exposição das crianças à língua de sinais o mais cedo possível, de modo a favorecer o desenvolvimento dos seus processos cognitivos e de linguagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to investigate what the professionals and the deaf children of the Escola Municipal 1º de Maio, in Campo Largo/PR, say about Mathematical Literacy and its pedagogical practices, having in mind the inclusion of the children in the initial years of elementary school. The testimonies were obtained through a set of interviews with the professionals who work directly with the deaf children: director, educator, teacher of the Centro de Atendimento Educacional da Surdez (CAES), regent teacher, translator and interpreter of Libras and Portuguese, as well as interviews with the students that attend the school. The data obtained was shared with a deaf teacher, establishing dialogue between the school and experiences lived by the teacher. The Oral History research procedures contribute to the development of the narratives told by the professionals and the pedagogical practices that surround the education of these children. The studies are directed at bilingual education, which proposes the exposure of sign language to children as early as possible, as to favor the development of their cognitive and language processes.pt_BR
dc.format.extent423 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectCrianças surdaspt_BR
dc.titleSurdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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