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    Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar

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    R - D - LIZMARI CRESTIANE MERLIN GRECA.pdf (5.674Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Greca, Lizmari Crestiane Merlin
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que dizem os profissionais e as crianças surdas da Escola Municipal 1º de Maio, no município de Campo Largo/PR, sobre a Alfabetização Matemática e as suas práticas pedagógicas, tendo em vista a inclusão das crianças surdas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os depoimentos foram obtidos a partir de um conjunto de entrevistas com os profissionais que atuam diretamente com as crianças surdas: diretora, pedagoga, professora do Centro de Atendimento Educacional da Surdez (CAES), professora regente e tradutora e intérprete de Libras e Língua Portuguesa, bem como entrevistas com os alunos que frequentam o centro. Os dados obtidos foram compartilhados com um professor surdo, estabelecendo um diálogo entre a escola e as experiências vividas pelo surdo. Os procedimentos de pesquisa da História Oral contribuíram para os encaminhamentos referentes às narrativas relatadas pelos profissionais e às práticas pedagógicas que envolvem a educação escolar dessas crianças. Os estudos estão voltados para a proposta educacional bilíngue, a qual propõe a exposição das crianças à língua de sinais o mais cedo possível, de modo a favorecer o desenvolvimento dos seus processos cognitivos e de linguagem.
     
    Abstract: This research aims to investigate what the professionals and the deaf children of the Escola Municipal 1º de Maio, in Campo Largo/PR, say about Mathematical Literacy and its pedagogical practices, having in mind the inclusion of the children in the initial years of elementary school. The testimonies were obtained through a set of interviews with the professionals who work directly with the deaf children: director, educator, teacher of the Centro de Atendimento Educacional da Surdez (CAES), regent teacher, translator and interpreter of Libras and Portuguese, as well as interviews with the students that attend the school. The data obtained was shared with a deaf teacher, establishing dialogue between the school and experiences lived by the teacher. The Oral History research procedures contribute to the development of the narratives told by the professionals and the pedagogical practices that surround the education of these children. The studies are directed at bilingual education, which proposes the exposure of sign language to children as early as possible, as to favor the development of their cognitive and language processes.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/40974
    Collections
    • Dissertações [238]

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