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    Pesquisa-ação na construção de insumos conceituais para um ambiente computacional de apoio ao letramento bilíngue de crianças surdas

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    R - T - JULIANA BUENO.pdf (202.2Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Bueno, Juliana
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O letramento bilíngue, nosso pressuposto para os surdos, consiste em fazer uso da Língua de Sinais (L1) para o aprendizado de uma segunda língua oral na modalidade escrita, no contexto brasileiro, a Língua Portuguesa (L2). Entretanto, a escola bilíngue ainda não possui um ensino/aprendizagem bilíngue, que dê peso igual ao ensino das duas línguas propostas, nem muito menos explora o artefato computacional como recurso de apoio à aquisição de conhecimento por parte do alunado surdo. Motivado em reverter esta realidade, este trabalho adota a metodologia da Pesquisa-Ação e avança na proposição de mudanças no âmbito escolar bilíngue surdo, unindo teoria e prática em um projeto de letramento bilíngue estruturado e sistematizado, principalmente, pelos princípios do Letramento pela Via Direta. Toda a experiência desta Pesquisa-Ação ocorrida dentro de uma escola de contexto bilíngue localizada na Região Metropolitana de Curitiba, ao longo de mais de três anos de duração, trouxe benefícios pedagógicos à escola alvo e deu suporte qualitativo a este trabalho de tese, tendo tido a Pesquisa-Ação papel determinante na construção da solução conceitual de um ambiente computacional de apoio ao letramento bilíngue de crianças surdas. Além dos requisitos derivados de cada eixo de conhecimento tratado ao longo do trabalho, são apresentados um diagrama de caso de uso, diagrama de classes, descrição de situações de uso previstas para o ambiente baseadas nas atividades do projeto de letramento da Pesquisa-Ação aplicada na escola alvo, bem como, a arquitetura preliminar do ambiente computacional delineado.
     
    Abstract: Bilingual literacy consists of using Sign Language (L1) for the learning of a second oral language on the written category, in the Brazilian context, the Portuguese language (L2). However the bilingual school still does not have a bilingual teaching/learning which provides similar importance for both proposed language learning process, it also doesn't explore the computational artefact as a backup resource to knowledge acquisition by deaf pupils. Motivated to reverse this reality, this work adopts the Action Research methodology and makes progress in the proposition of changes in the deaf bilingual school area, binding theory and practice into a project for structured and systematized bilingual literacy, mainly, by the Literacy through the Direct Way principles. All the experience of this Action Research that took place inside a school with bilingual context located in the Metropolitan Curitiba Area, over more than three years of duration, brought pedagogical winnings to the target school and gave qualitative support to this thesis, having had the Action Research decisive role in building the conceptual solution a computational environment for supporting bilingual literacy for deaf pupils. In addition to the requirements, derived from each knowledge based axis detailed on the course of this work. It also presents a use case diagram, a class diagram, description of the situations of use for the environment based on activities of literacy of Action Reseach applied at the target school, well as, a preliminary architecture of computational environment sketch.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/40902
    Collections
    • Teses [132]

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