• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Bacharelado
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Bacharelado
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Construção de bibliotecas genômicas enriquecidas em marcadores microssatélites para Cordia trichotoma (Vellozo) Arrabida ex Steudel (Louro Pardo)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    MONOGRAFIA MARIANNE BERNARDES.pdf (1.710Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Marianne Bernardes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Microssatélites são marcadores moleculares que representam uma poderosa ferramenta usada em estudos de variabilidade genética. Por serem altamente polimórficos é possível extrair um grande número de informações que permite conhecer a distribuição da variabilidade genética entre e dentro de populações naturais, importante para adotar estratégias eficazes para a conservação. Louro-pardo (Cordia trichotoma (Vellozo) Arrabida ex Steud) é uma planta nativa do Brasil que pertence ao gênero Cordia e possui várias características que a torna uma espécie atraente para diversos estudos. Assim como outras espécies existentes na Mata Atlântica, o louro-pardo encontra-se vulnerável à perda da variabilidade genética. Sendo assim, o estudo genético desta espécie possibilitará o seu manejo visando sua conservação. O objetivo deste trabalho foi construir uma biblioteca genômica enriquecida com marcadores microssatélites para a espécie florestal louro-pardo. O desenvolvimento da biblioteca propiciará futuramente o desenvolvimento de primers espécie específicos, o que subsidiará estudos de genética de populações, conservação e manejo dessa espécie. A construção da biblioteca envolveu diversas etapas laboratoriais, começando pelo protocolo de extração de DNA de louropardo. Na sequência por meio de uma eletroforese foi avaliada a qualidade do DNA obtido que apresentou integridade e condições de ser digerido. Após a amostra produzir um perfil de clivagem apropriado, foi feita a ligação com adaptadores para que cada fragmento tivesse uma terminação comum e conhecida. Os fragmentos foram amplificados para posteriormente serem ligados a um vetor de clonagem utilizado para transformar uma cepa comercial de Escherichia coli (Top 10). A confirmação da transformação com o vetor e inserto ocorreu pela presença de colônias brancas no meio de cultura, já que foi utilizado um plasmídeo onde o inserto interrompeu o gene Lac-Z, responsável por produzir a enzima b galactosidase, que em presença dos compostos IPTG e X-GAL, faz com que a coloração das colônias seja azul. Em seguida, realizou-se a manutenção dos clones (biblioteca) com a finalidade de manter as colônias em meio adequado para análises futuras. O protocolo utilizado para a construção da biblioteca genômica enriquecida com marcadores microssatélites foi aprimorado com sucesso neste trabalho e servirá de modelo para a construção de outras bibliotecas genômicas de espécies florestais de importância socioeconômica.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/40569
    Collections
    • Bacharelado [1179]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV