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dc.contributor.advisorFerreira, Jane Mendes, 1967-
dc.contributor.authorAtz, Vinicius
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-25T14:12:00Z
dc.date.available2015-11-25T14:12:00Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/39895
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Jane Mendes Ferreira
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 24/03/2015
dc.descriptionInclui referências: f.105-115
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizações
dc.description.abstractResumo: As empresas familiares possuem destaque na sociedade, sendo o tema relevante para a gestão empresarial. Um dos temas relevantes para o entendimento da empresa familiar é a conceituação de seu processo de profissionalização, principalmente quando as atenções da família se voltam para a busca de melhorias, havendo a necessidade de maior profundidade em pesquisas empíricas que comprovem a relação da profissionalização das empresas familiares com seu desempenho (CHRISMANN et al., 2009; DEKKER et al., 2013). Utilizou-se neste trabalho o conceito de profissionalização em empresas familiares proposto por Dekker et al. (2013), baseado no construto multidimensional em que foram estudados os seguintes grupos e suas variáveis: gestão financeira; envolvimento de membros não pertencentes à família na gestão; gestão de recursos humanos; e descentralização da autoridade. Já com relação à medição de desempenho, utilizou-se como base neste trabalho a ferramenta Balanced Scorecard (BSC), que preserva os indicadores financeiros como síntese final do desempenho gerencial e organizacional, através de quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e de aprendizagem e crescimento. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de caso. As técnicas de coletas de dados utilizadas no presente trabalho foram a entrevista semi-estruturada, a observação não participante e a consulta a documentos. As empresas familiares pesquisadas neste estudo pertencem ao mesmo grupo empresarial, que passam por momentos diferentes no seu processo de profissionalização, apesar de possuírem diversas similaridades: possuem o mesmo porte, operam no mesmo setor de mercado, pertencem à mesma rede de reformadores de pneus, estão localizadas no estado do Paraná, porém em distâncias que não permitem que concorram entre si, possuem o mesmo perfil de fornecedores e o mesmo perfil de clientes. As três empresas apresentaram resultados diferentes quanto à profissionalização, tendo uma delas maior grau de profissionalização que as demais. Já quanto ao desempenho, as três empresas possuem resultados parecidos, porém o pior desempenho se deu com a empresa que possui o maior grau de profissionalização. Diferente do que usualmente é afirmado no mundo dos negócios, de que as empresas familiares são tradicionalmente pouco profissionais e, caso fossem "profissionalizadas", apresentariam melhores resultados, este estudo de caso trouxe à tona a caracterização de que a empresa familiar organizada, com processos bem definidos, estratégias de atuação formadas, pode apresentar bons resultados. Neste estudo de caso é possível afirmar que as empresas com maior grau de profissionalização, sem a presença de familiares em sua gestão, tem piores resultados do que as empresas familiares com gestores pertencentes à família. Palavras Chave: Empresas Familiares; Desempenho; Profissionalização
dc.description.abstractAbstract: Family businesses have highlighted in the societies in which they operate, being a relevant subject to business management. One of the important issues to the understanding of the family business is the conception of its professionalization process, especially when the family's attention turns to the search for improvements, with the need for greater depth in empirical research showing the relationship of the professionalization of family business with its performance (CHRISMANN et al., 2009; DEKKER et al., 2013). This research used the concept of professionalization in family business proposed by Dekker et al. (2013), based on the multidimensional construct in which the groups and their following variables were studied: finance; involvement of nonfamily members in management; human resource management; and decentralization of authority. To the measurement of performance, this research based on the Balanced Scorecard (BSC), which preserves the financial indicators as a final synthesis of management and organizational performance through four perspectives: financial, from customer, internal processes and learning and growth. The research was developed through a qualitative approach with the research strategy of case study. Data collection techniques used in this work were the semi-structured interview, the non-participant observation and consultation documents. The family businesses surveyed in this study belong to the same business group, which pass through different moments in their professionalization process, despite having several similarities: the same size, operating in the same market sector, belong to the same network of retreading tires, located in the state of Paraná, but at distances that do not allow competition with each other, have the same profile of suppliers and the same kind of client. The three companies presented different results in terms of professionalization, one of them a higher degree than the others. As for the performance, the three companies have similar results, but the worst performance was with the company with the highest degree of professionalization. Unlike what is usually stated in the business world, that family businesses are traditionally unprofessional and if they were "professionalized", would present better results, this case study raised the characterization that organized family business, with well defined processes, operating formed strategies, can have better results. In this case study it is clear that the companies with the highest degree of professionalization, without the presence of family members in their management, have worse performance than family firms with managers that belong to the family. Keywords: Family Business; Performance; Professionalization.
dc.format.extent115 f. : il., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectAdministração
dc.titleO desempenho das empresas familiares frente ao seu processo de profissionalização
dc.typeDissertação


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