Pedagogia satânica : movências binômicas na prosa de Álvares de Azevedo
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Data
2015Autor
Innocêncio, Francisco Roberto Szezech
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Resumo: Em Educação pela noite, Antonio Candido aponta a existência de uma continuidade entre Macário e Noite na taverna, obras em prosa do poeta Álvares de Azevedo que, de acordo com o crítico, comporiam um díptico que pode ser caracterizado como um anti-Bildungsroman. O postulado de Candido, embora como tal não seja demonstrável, oferece uma chave importante para a compreensão da prosa ficcional e dramática de Azevedo, dotada de não poucas conexões e interligações, que remetem ao caráter autorreflexivo presente em sua obra. A novela Noite na taverna está entre as manifestações mais notórias do byronismo na obra de Azevedo. A afirmação de que ela é o ponto de chegada da jornada de formação (ou de formação às avessas) retratada em Macário indica as movências efetuadas pela poética alvaresiana, que parte de um lirismo altamente idealista, ascético e espiritualizado para assumir progressivamente uma vertente romântica materialista, epicurista e cética. Para compreendermos esse percurso é fundamental recorrermos à noção de binomia, conceito cunhado por Azevedo para explicar a dualidade de sua lírica, e que demarca dois polos opostos de uma mesma obra poética: um elevado e sublime, outro baixo e profano. Esta tese se propõe a demonstrar que a binomia, que se manifesta na relação evidenciada entre ambas as obras em estudo, reflete anseios de um projeto consciente, elaborado pelo autor como alternativa ao projeto de cultura nacional proposto pelo Romantismo hegemônico. As obras em estudo revelam um processo reflexivo pelo qual Azevedo se distancia dos ideais até então defendidos pelos nossos autores românticos, ao mesmo tempo em que retoma aspectos presentes nas ideias promulgadas pelos primeiros românticos alemães, como um caminho que conduziria a literatura brasileira de sua época a novos horizontes culturais. PALAVRAS-CHAVE: Romantismo. Álvares de Azevedo. Movência. Macário. Noite na taverna. Abstract: In Educação pela noite, Brazilian scholar Antonio Candido states that there is a continuity between the drama Macário and the novel Noite na taverna, both works in prose by poet Álvares de Azevedo. According to the critic, both drama and novel form a diptych that could be treated as an anti-Bildungsroman. The postulate defended by Candido, though it is not demonstrable by means of textual evidences, offers an important key to understand Azevedo's fictional and dramatic prose, which is endowed with several connections and interconnections, which frequently refer to the self-reflexive characteristics present in his work. The novel Noite na taverna is among the most notorious manifestations of Byronism in Azevedo's work. The affirmation that it is the point of arrival of the journey of formation depicted in Macário indicates the movement performed by Azevedo's poetry, that parts from a highly idealistic, ascetic and spiritualistic lyricism, and progressively assumes a materialistic, Epicurean and skeptical position. In order to understand this journey it is necessary to resort to the concept of binomia, a notion coined by Azevedo in order to explain the duality present in his poetry, which delimits two opposite positions of the same poetics: one of them high and unearthy, the other one low and profane. This thesis intends to demonstrate that the binomia present in the relationship between the two works under study, reflects a conscious project, conceived by the author as an alternative to National culture project proposed by the hegemonic Romanticism in Brazil. The works in study reveal a reflective process by which Azevedo refuses the ideals defended by Brazilian Romantic authors, while assumes some aspects present in the ideas promulgated by the early German Romantics, as a way that would lead Brazilian literature towards new cultural horizons. KEYWORDS: Romanticism. Álvares de Azevedo. Motion. Macário. Noite na taverna.
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