Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
O perfil dos profissionais da educação infantil no Brasil frente às políticas de especificação do direito à educação e da expansão do atendimento (2010-2017)
(2021)
Resumo: O objetivo geral desta tese foi analisar se as políticas de especificação do direito à educação e a expansão do acesso à Educação Infantil, especialmente a partir da Emenda Constitucional nº 59/2009, incidiram de ...
Cooperação federativa e formas de colaboração nas políticas de educação infantil : uma análise do Estado do Paraná
(2021)
Resumo: A efetivação do direito à educação em um Estado organizado sob o modelo federativo cooperativo depende da cooperação e da colaboração entre os entes federados para a materialização das políticas educacionais. A ...
Trabalho docente na educação profissional e tecnológica de nível médio no Paraná : análise das políticas de provimento e da contratação da força de trabalho na Secretaria Estadual de Educação e no Instituto Federal do Paraná a partir de 2011
(2021)
Resumo: Esta tese teve como objeto de estudo a precarização do trabalho docente, com enfoque na hipótese de dupla precariedade das formas de contratação e das normas de provimento de professores para a Educação Profissional ...
Do discurso ao compromisso legal : a democracia da gestão da educação pública brasileira normatizada a partir do Plano Nacional de Educação 2014-2024
(2021)
Resumo: Dada a aprovação do Plano Nacional de Educação 2014-2024, por meio da Lei nº 13.005/2014, com indicativo de sanção de normas que disciplinem a gestão democrática da educação pelos entes federados brasileiros, esta ...
Livros didáticos e rememoração da representação social de pessoas negras e brancas por alunas e alunos do ensino fundamental
(2021)
Resumo: O presente estudo investigou a rememoração da representação social da população branca e negra brasileira, em livros didáticos de história e língua portuguesa, vistas por estudantes brancas/os e negras/os de nono ...
Matriz de indicadores para avaliação das políticas públicas de educação ambiental no contexto escolar : uma análise a partir do ciclo de políticas e da teoria da atuação
(2021)
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar o processo de reconstrução de uma Matriz de Indicadores de avaliação da Educação Ambiental a partir das fases de validação e aplicação para averiguar sua pertinência em ...
Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
(2021)
Resumo: Este trabalho discute o modo como a avaliação foi constituída no ensino de História no Brasil tendo como referência os pressupostos teóricos da Educação Histórica. Para essa discussão foi realizada uma investigação ...
Universidades públicas e a guerra cultural : uma análise das narrativas de desdemocratização
(2021)
Resumo: Em meio à crise da democracia brasileira, o modelo de universidade pública se tornou alvo de disputa de um projeto autoritário. Pelo prisma de suas narrativas, as universidades públicas brasileiras teriam sido ...
Políticas de gênero e sexualidade na escola contemporânea : da captura normativa ao pânico moral
(2021)
Resumo: Esta pesquisa concentra-se em compreender por que a educação foi convertida em uma arena de disputa por um modelo biopolítico, na qual polarizam-se de um lado, os movimentos LGBTI+ e feminista e, de outro, o movimento ...