Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 34
Análise do processo de implementação da obrigatoriedade para a pré-escola na rede municipal de ensino de Curitiba, 2010-2018
(2020)
Resumo: O presente estudo, denominado "Análise do processo de implementação da obrigatoriedade para a pré-escola na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, 2010-2018", investigou o processo da implementação da obrigatoriedade ...
A política da participação estudantil em defesa da gestão democrática da educação
(2020)
Resumo: Esse estudo analisa as dinâmicas de participação política desenvolvidas por estudantes via manifestações ocorridas no ano de 2016. No contexto pósimpeachment da presidenta Dilma Rousseff, o processo de democratização ...
Desempenho na compreensão de texto : o papel da fluência e das práticas familiares de leitura
(2020)
Resumo: A fluência, um construto multidimensional, e as práticas de leitura realizadas em contexto familiar são destacadas neste trabalho como propulsoras da proficiência em compreensão da leitura. Com o objetivo de ...
Livro didático de geografia : o conceito de lugar e as relações entre campo e cidade
(2020)
Resumo: Focaliza relações entre a Didática da Geografia, a manualística e o conceito de lugar na relação campo - cidade, articulando-se aos estudos do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas (NPPD), da Universidade ...
Práticas de leitura em escolas do campo : um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR
(2020)
Resumo: Tese desenvolvida na linha de pesquisa de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Apresenta como objeto de estudo as práticas de leitura no contexto das escolas multisseriadas do campo. Parte do princípio ...
O discurso pedagógico imaginante-criador e as múltiplas linguagens : produção de sentidos em aulas de ciências
(2020)
Resumo: A relação entre múltiplas linguagens e ensino de ciências constitui o cerne desta tese, que tem como proposta analisar o discurso de alunos, a partir da construção de diferentes materialidades discursivas. Tenho ...
Trabalho coletivo e dinâmicas de formação no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) : análise de necessidades na perpectiva da psicologia social comunitária
(2020)
Resumo: O presente estudo buscou compreender as dificuldades, necessidades e desafios vivenciados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), à luz da Psicologia Social Comunitária. Para tanto, realizou uma ...
A perspectiva do alfabetizar letrando nos livros didáticos de alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático (1996-2019) : relações entre as culturas político-institucional e acadêmica
(2020)
Resumo: Pesquisa sobre as relações entre as culturas acadêmica e político-institucional na produção de livros didáticos de alfabetização na perspectiva alfabetizar letrando, temática que se articula aos estudos do Núcleo ...
Políticas de valorização docente na educação básica pública : relações entre desigualdade de financiamento e as políticas de valorização na rede pública estadual do Paraná e em oito redes públicas municipais da região dos Campos Gerais/PR
(2020)
Resumo: Essa tese teve como objeto de estudo a valorização docente, no contexto do pacto federativo e regime de colaboração, entre os anos de 2012 a 2018. Compreende-se que, após 1988, o tema da valorização docente é ...
A garantia do direito à educação na dimensão do acesso à educação no PNE : uma análise da proposta desenhada na Constituição Federal de 1988
(2020)
Resumo: A Constituição Federal de 1988, ao destinar um capítulo para a educação, traça linhas imprescindíveis para uma possível construção de um projeto nacional de educação. Essa pesquisa considera a carta magna como ...