Buscar
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
Tendências e perspectivas nas dissertações sobre masculinidades nos programas de pós-graduação em educação das universidades públicas do Paraná
(2022)
Resumo: Em grande parte, os estereótipos de masculinidade destacam atributos tidos como biológicos e naturais, o que certificaria a concepção de um padrão de homem, o entendimento de um sujeito universal. O conceito de ...
Perspectivas invisibilizadas : as questões de gênero e raça na educação pelos olhos de mulheres negras
(2022)
Resumo: O presente trabalho é proposto como dissertação do Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR) e é vinculado ao Grupo de Estudos Curriculares, ...
Relações de gênero e diversidade sexual na educação do campo : a experiência da Escola Vinte e Cinco de Maio em Fraiburgo - Santa Catarina
(2022)
Resumo: O trabalho aqui disposto busca compreender como a escola do campo trabalha as questões de gênero e diversidade sexual na sua prática pedagógica no ensino médio técnico integrado, tendo como referência a experiência ...
A educação formal e não-formal na construção de identidades a partir da cisheteronorma e eurocentrismo
(2022)
Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade identificar quais representações (ficcionais e reais) de pessoas LGBTI+ foram acessadas por pessoas LGBTI+ durante o período escolar nos acessos à educação formal (Ensino ...
Uma interpretação sócio-histórica acerca da diversidade sexual na concepção de uma comunidade escolar em Rio Branco/Acre
(2022)
Resumo: A mobilização cada vez intensa das minorias sexuais em defesa de sua dignidade não tem sido respaldada pelos sistemas de ensino tradicionais. O pânico moral em torno dos temas caros à comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, ...
Vozes em evasão : uma abordagem dialógica ao corpo transgênero
(2022)
Resumo: Este estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), baseia-se na teoria formulada por Bakhtin e o ...