Buscar
Itens para a visualização no momento 1-5 of 6
A Lei nº 13.415/2017 e a educação profissional : uma análise dos caminhos da reforma nos Institutos Federais
(2023)
Resumo: Os Institutos Federais (IF), criados pela Lei nº 11.892/2008, são instituições de Educação Superior, Básica e Profissional, e representam um momento de valorização da educação profissional e técnica dentro das ...
Atribuição de sentidos à experiência humana no tempo : a práxis como fundamento do método e da metodologia da didática da história
(2023)
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a práxis como fundamento do método e da metodologia da Didática da História para atribuição de sentidos a experiência humana no tempo. A problemática está relacionada ao ...
Um estudo sobre as relações com o saber de professores de química no ensino médio em diferentes etapas da vida profissional
(2023)
Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender como se caracteriza a relação com o saber de professores de Química do Ensino Médio em diferentes etapas da carreira profissional. Para isto, tomou como base as experiências ...
A atuação dos Conselhos Estaduais de Educação da região Sul na regulação da reforma do ensino médio : análise na perspectiva da gestão democrática dos sistemas de ensino
(2023)
Resumo: Com a promulgação da Lei n° 13.415/2017, que impôs a Reforma do Ensino Médio às redes e estabelecimentos de ensino, o processo de regulação da política se estendeu aos sistemas estaduais de ensino. Nesse cenário, ...
Compreensões e significados de gestores e pedagogos do Ensino Médio do Núcleo de Educação de Curitiba sobre a formação continuada de professores
(2023)
Resumo: Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), busca responder o seguinte ...