Buscar
Itens para a visualização no momento 1-7 of 8
Entre a "panaceia", a "ponte" e a formação : a orientação educacional na campanha de aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário (CADES) nas décadas de 1950 e 1960
(2022)
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Orientação Educacional no Brasil, presente nas publicações da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) durante as décadas de 1950 e 1960. Como ...
Formação de professores no Instituto de Educação do Paraná : projetos formativos de 1966 e 1972
(2023)
Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender como se deu o processo de discussão e construção da formação de professores do Instituto de Educação do Paraná (IEP), no contexto de transição entre o Curso Normal e a ...
A educação para as relações étnico-raciais no município de São José dos Pinhais no período de 2013-2016
(2020)
Resumo: Esta pesquisa teve por objeto identificar a política de formação continuada empreendida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São José dos Pinhais com o propósito de formar professoras/es para trabalhar ...
Política de formação de professores em contexto amazônico : o Parfor no estado do Acre
(2022)
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar as condições em que vêm se materializando o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) no estado do Acre. A metodologia da pesquisa aqui apresentada ...
A formação para prevenção do abuso de drogas : caminhos possíveis
(2022)
Resumo: O presente estudo defende e sensibiliza a Tese de que a Educação Preventiva Integral mobiliza/possibilita práticas preventivas em contextos familiares, escolares, profissionais e comunitários, visto que se tornam ...
Compreensões e significados de gestores e pedagogos do Ensino Médio do Núcleo de Educação de Curitiba sobre a formação continuada de professores
(2023)
Resumo: Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), busca responder o seguinte ...
A trajetória do planejamento educacional em Moçambique : tendências para a formação de professores da educação básica
(2023)
Resumo: O estudo em tela tem por objetivo analisar as principais tendências para a formação de professores da educação básica em Moçambique à luz dos Planos Estratégicos da Educação (PEEs) do período de 1999 a 2019, com ...