Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
Perspectivas e limites do uso de material didático manipulável na visão de professores de matemática do ensino médio
(2000)
Resumo: Tendo como objetivo investigar como professores de matemática do ensino médio se manifestam a respeito do uso de materiais didáticos manipuláveis, no presente trabalho observamos e descrevemos dois sujeitos, ...
Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
(2006)
Resumo: Esta dissertação é o resultado do estudo sobre as intenções pedagógicas presentes no ensino praticado com conteúdos de Geometria por onze professoras das séries iniciais do ensino fundamental. O ensino é entendido ...
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
(1988)
Resumo: Mediante a análise da estrutura lógica inerente aos materiais montessorianos, este trabalho desenvolve uma metodologia de ensino para a iniciação matemática que prioriza o processo de construção do conhecimento ...
A formação do professor de matemática : problemas e perspectivas
(1996)
Resumo: Ao analisarmos as propostas curriculares de dezenove instituições responsáveis pela formação do professor de matemática, constatamos que elas seguem o currículo mínimo estabelecido pelo Conselho Federal de Educação ...
Educação matemática indígena : um estudo etnomatemático com os índios Guarani-Kaiova do Mato Grosso do Sul
(1995)
Resumo: Este trabalho refere-se a questões fundamentais sobre Educação, principalmente Educação Matemática entre povos de culturas distintas, neste caso, grupos indígenas. A identificação e/ou reconhecimento das várias ...
Formação matemática de professores de atuaçao multidisciplinar nas séries iniciais do ensino fundamental : indicativos com vistas a estudos de noções de probabilidade
(2005)
Resumo: Na tentativa de responder que conhecimentos referentes a noções de Probabilidade deveriam ser ensinados numa disciplina de Matemática para formação de professores de atuação multidisciplinar, com vistas ao ensino ...
Produção social do conhecimento matemático : indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitiba
(1988)
Resumo: Com a intenção de compreender a origem dos conteúdos propostos nos programas e currículos utilizados pelas escolas da Rede Municipal de Curitiba,durante o período de 1963 aos dias de hoje, investigou-se o modo como ...
A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática
(2003)
Resumo: Neste estudo são descritas e analisadas as manifestações de duas professoras sobre os conteúdos que consideram essenciais na passagem da 4ª para a 5ª série. Os dados foram coletados em cinco momentos diferentes, ...