Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 12
Histórias sobre o formação continuada de professores de Matemática dos anos finais do EF da RME de Curitiba
(2018)
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo esboçar um mapeamento - um registro histórico - sobre a formação continuada, ofertada pela SME aos professores de Matemática dos anos finais do EF, a partir do ano de 2002, buscando ...
A didática da matemática como disciplina : um estado em cursos de licenciatura em matemática à distância
(2019)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo reconhecer elementos essenciais e estruturantes da Didática da Matemática como disciplina nos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância e que respondam à questão norteadora ...
Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
(2011)
Resumo: Nesta pesquisa procuramos investigar e analisar possibilidades de interação e de mobilização de Licenciatura em Matemática a partir da Resolução de Problemas, usando recursos de ambientes virtuais de aprendizagem ...
Construção de um perfil conceitual de formação continuada de professores : constituindo um caminho de acesso aos domínios genéticos
(2019)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral construir um perfil conceitual do conceito de Formação Continuada de professores que ensinam Matemática. De modo a atingir este objetivo, considerou-se como problema de pesquisa ...
A prática como componente curricular em um curso de licenciatura em matemática da UTFPR : uma análise na perspectiva da teoria da atividade
(2017)
Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de estudo as atividades realizadas como Prática como Componente Curricular no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba, ...
Uma compreensão da alfabetização matemática como política pública no pacto nacional pela alfabetização na idade certa
(2015)
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo traçar um perfil de uma política pública brasileira que tem como foco a educação e, em particular, a alfabetização de crianças com idade entre seis e oito anos. Foca-se especificamente ...
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra
(2016)
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as visões do Formador de professores de Matemática e do Professor de Matemática da Educação Básica em relação ao papel das demonstrações em dois contextos: (1) para ...
Narrativas de professores alfabetizadores sobre o PNAIC de alfabetização matemática
(2016)
Resumo: O presente estudo teve como propósito constituir fontes orais a partir de entrevistas com seis professoras alfabetizadoras que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2014. ...
Pró-letramento, prática pedagógica nas aulas de matemática : relatos de professoras de União da Vitória
(2013)
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo constituir fontes a partir de narrativas de professores da rede municipal de ensino de União da Vitória sobre o Programa de Formação Continuada Pró-Letramento em Matemática. As ...
A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais
(2014)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões acerca do ser-professor-que-ensina-matemática-nos-anos-iniciais. Os modos de proceder são consoantes à pesquisa qualitativa, assumindo-se, nesse viés, a abordagem ...