Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 28
Desenvolvimento profissional de professores formadores que atuam em conjunto na unidade curricular princípio das ciências de um curso de licenciatura em física
(2019)
Resumo: A interdisciplinaridade está presente nos documentos oficiais sobre a formação de professores e no imaginário de muitos docentes. Partindo do pressuposto que fomos formados num modelo disciplinar, logo compartimentalizado, ...
Desafios de ensinar matemática na educação básica : um estudo com professores no início de carreira
(2018)
Resumo: Esta pesquisa expõe compreensões sobre os desafios encontrados por professores que estão iniciando a carreira de ensinar matemática na Educação Básica. Na intenção de entender o professor de Matemática em seu modo ...
O ensino de ciências naturais na educação infantil : um olhar para currículos do curso de licenciatura em pedagogia
(2019)
Resumo: A presente pesquisa documental de caráter qualitativo tem como intuito investigar quais conhecimentos relacionados a área de Ciências Naturais, ao seu ensino e sua aprendizagem estão manifestos nas ementas e nos ...
Enfoque CTS no curso de licenciatura em ciências da UFPR Litoral
(2019)
Resumo: Os estudos sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vem sendo disseminados em diversos campos de pesquisa, dentre eles encontra-se a formação de professores de ciências. Nesta área, defende-se ...
Histórias sobre o formação continuada de professores de Matemática dos anos finais do EF da RME de Curitiba
(2018)
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo esboçar um mapeamento - um registro histórico - sobre a formação continuada, ofertada pela SME aos professores de Matemática dos anos finais do EF, a partir do ano de 2002, buscando ...
A didática da matemática como disciplina : um estado em cursos de licenciatura em matemática à distância
(2019)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo reconhecer elementos essenciais e estruturantes da Didática da Matemática como disciplina nos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância e que respondam à questão norteadora ...
Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
(2011)
Resumo: Nesta pesquisa procuramos investigar e analisar possibilidades de interação e de mobilização de Licenciatura em Matemática a partir da Resolução de Problemas, usando recursos de ambientes virtuais de aprendizagem ...
Natureza da ciência nas pesquisas sobre controvérsias sociocientíficas : o estado do conhecimento no contexto brasileiro
(2019)
Resumo: Um dos objetivos do Ensino de Ciências é formar cidadãos cientificamente alfabetizados e preparados para tomar decisões em assuntos envolvendo a ciência e a tecnologia. Para alcançá-lo, os estudantes precisam, além ...
Construção de um perfil conceitual de formação continuada de professores : constituindo um caminho de acesso aos domínios genéticos
(2019)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral construir um perfil conceitual do conceito de Formação Continuada de professores que ensinam Matemática. De modo a atingir este objetivo, considerou-se como problema de pesquisa ...
A epistemologia de Ludwik Fleck em pesquisas sobre formação de professores de ciências no Brasil
(2018)
Resumo: O epistemologo Ludwik Fleck, autor da obra Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico, por meio do estudo de caso de uma doenca, discute o processo de construcao da Ciencia. No Brasil vem sendo desenvolvidas ...