Navegação 40001016071P8 Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 123-142 of 164
-
A politização do Facebook : uma análise das conversações sobre tema eleitoral dos brasileiros e argentinos nas fanpages dos jornais Estadão e Clarín em 2018-2019
(2021)Resumo: As redes sociais online alteraram as formas de interação entre as pessoas, desencadeando efeitos diversos que refletem na vida política e em outras instâncias sociais. Devido as características específicas do meio ... -
Por um modelo matemático do jornalismo com base nos sistemas de automação de notícias
(2023)Resumo: A proposta desta tese de doutorado é elaborar um modelo matemático para o jornalismo com base nos sistemas de automação de notícias. O jornalismo, tão conhecido pela palavra, pelo texto, pela narrativa, aqui é ... -
O processo de convergência no radiojornalismo : transformações profissionais na rádio CBN-Curitiba
(2017)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo avaliar em que medida a convergência, como um fenômeno multidimensional transformou o processo de produção e de formação da equipe da rádio CBN-Curitiba. Como problema de pesquisa, ... -
Processos comunicativos na perspectiva da comunicação pública
(2012-05-25)Resumo: A comunicação pública, tema central deste trabalho, precisa extrapolar o mero acesso a informações de interesse público. Ela busca o estabelecimento do diálogo com os cidadãos, incentivando a participação e a ... -
Os Processos de hibridização entre televisão e cinema brasileiro moderno na microssérie A pedra do reino
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral descrever como se apresentam as hibridizações entre a linguagem televisiva, literatura e o cinema brasileiro moderno na microssérie A pedra do reino (2007) exibida em cinco ... -
Produção de sentido de fãs de futebol sobre masculinidades na fanpage Cenas Lamentáveis
(2020)Resumo: Esta dissertação almeja compreender o sentido sobre masculinidades produzido por fãs de futebol que contestam a transformação do esporte em produto da indústria do entretenimento. Alguns grupos acreditam que esta ... -
Publicidade "em crise" : o discurso sobre a crise no discurso publicitário do Banco Santander e o discurso sobre a atividade publicitária
(2018)Resumo: Essa dissertação tem como objeto de estudo discursos sobre a atividade publicitária e o discurso publicitário da campanha "O que podemos fazer por você hoje?" do Santander, tendo a crise econômica de 2016 como porta ... -
Qual Brasil os representantes brasileiros levam para as Nações Unidas? : os discursos diplomáticos na abertura da Assembleia Geral (1985-2017)
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os representantes brasileiros retrataram o Brasil nos discursos diplomáticos no Debate Geral da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) após o fim do ... -
Quando Dogville mostra os dentes : o efeito-leitor e as desordens morais no discurso fílmico de Lars von Trier
(2018)Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo o filme Dogville, de 2003, do diretor Lars von Trier, visando responder à seguinte pergunta de pesquisa: como o efeito-leitor produz efeitos de sentido sobre a moral ... -
"Quase família" : o reconhecimento ideológico no enquadramento noticioso da PEC das Domésticas
(2020)Resumo: O objetivo principal deste estudo é compreender como os portais on-line do Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo direcionaram o debate sobre a regulamentação do emprego doméstico no Brasil, entre os anos de 2012 ... -
"Quem essa animação pensa que eu sou?" : performances, representações e negociações de gênero e sexualidade endereçadas em Mulan (1998)
(2021)Resumo: Na década de 1990, a Walt Disney Animation Studios começa a promover protagonistas consideradas mais rebeldes, liberadas e ativas, bem como identidades étnico-raciais nãoocidentais. Ao comporem deslocamentos entre ... -
Quem é e o que diz o público : uma análise da participação do telespectador por meio do WhatsApp em um telejornal catarinense
(2023)Resumo: Esta pesquisa de mestrado em Comunicação é um estudo de recepção com objetivo de analisar a participação do público do Balanço Geral Joinville (SC), por meio do WhatsApp. Esse modo de participação ocorre há cerca ... -
Questão de justiça : paridade participativa no enquadramento midiático do movimento feminista
(2018)Resumo: Nesta dissertação, foi realizada a análise de enquadramento multimodal do objeto de estudo da presente pesquisa: 48 notícias sobre o movimento feminista postadas nas páginas do Facebook dos jornais O Povo, do Ceará, ... -
(Re)configurações identitárias de redatores em plataformas : conflitos éticos na atividade publicitária
(2023)Resumo: O trabalho em plataformas freelancers gera conflitos éticos nas atividades laborais de redatores publicitários. Em tal contexto, os redatores freelancers precisam incorporar outras práticas aos seus fazeres ... -
Reconfiguração dos polos ideológico e econômico : experiências de profissionais em tempos de jornalismo pós-industrial no Brasil
(2018)Resumo: Esta pesquisa procura investigar de que forma os polos ideológico e econômico do jornalismo, conforme a teoria de Nelson Traquina (2005), são alterados pelo fenômeno do jornalismo pós-industrial (ANDERSON et al, ... -
A Representação da mulher afro-latino-americana no audiovisual : cultura e identidade no Festival Latinidades
(2016)Resumo: O objetivo da pesquisa é investigar a representação da identidade da mulher afro-latino-americana na 7ª edição do Festival da Mulher Afro-Latino Americana e Caribenha - Festival Latinidades, ocorrido entre os dias ... -
Representações de masculinidades no discurso publicitário : os meios de locomoção como extensões do homem
(2021)Resumo: Ao tensionar, de um lado, as teorias de masculinidades e as narrativas publicitárias automotivas; e, de outro, as teorias de identidade e representação aos processos de consumo publicitário, a pesquisa tem como ... -
Ressignificações da cultura matrifocal : estudos sobre o ritual na "ciranda das curandeiras"
(2018)Resumo: Quando nos deparamos com produtos midiáticos, é muito claro que seu consumo representa um ato de produção de sentido sociocultural, pois entre emissor e receptor - considerando que estes papéis não são estanques, ... -
O retorno dos Jedi : recepção transmidiática com fãs brasileiros de Star Wars sob o impacto da compra pela Disney
(2020)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como a narrativa transmídia afeta a recepção de novos conteúdos em Star Wars, traz ainda como objetivos específicos: identificar o perfil dos fãs brasileiros da ... -
Retórica e deliberação : análise de comentários sobre a criminalização da LGBTfobia no Brasil
(2021)Resumo: Esta dissertação teve como objetivo principal investigar a interface entre a teoria retórica e a teoria deliberativa por meio da análise do debate sobre a criminalização da LGBTfobia e sua repercussão em comentários ...